segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tem início o Fórum de Saúde Mental

Aconteceu hoje, dia 10, a primeira reunião do Fórum Municipal Permanente de Saúde Mental de Cachoeira do Sul. Essa articulação teve início em Janeiro deste ano e se consolidou na III Conferência Municipal de Saúde Mental, realizada em abril.
Todas as entidades e segmentos da sociedade estão sendo convidadas a participar para formar a rede intersetorial de prevenção, atendimento e tratamento ao uso e abuso do uso de drogas, bem como a todas as pessoas com transtornos mentais.
Nesse primeiro encontro estiveram presentes os representantes do CAPS AD, SUSEPE, COMEN, Hospital de Caridade e Beneficência, dos cursos de Psicologia e Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil, Coordenadoria Regional de Saúde (com referencia na Saúde Mental), Conselho Tutelar, Abrigo Lar da Secretaria de Trabalho e Assistencia Social, Programa de Agentes Comunitários de Saúde e CUFA.
A pauta girou em torno da avaliação da Conferência e do curso de redução de danos realizado de 04 a 06 deste mês. A expectativa desse fórum é que possam ser construídas estratégias para melhorar os serviços e diminuir a demanda produzindo resultados positivos, através de uma política municipal de saúde mental.
A CUFA nesse processo atua na promoção à saúde e prevenção à violência e uso de drogas, desenvolvendo ações e projetos que ofereçam outras opções de lazer, oficinas culturais, cursos profissionalizantes e auxiliando as famílias na construção de sua cidadania.
O próximo encontro está marcado para o dia 14 de junho, com a proposta de todas as entidades apresentarem seus serviços e como cada uma pode contribuir com a outra.
CUFA Cachoeira do Sul.