terça-feira, 18 de maio de 2010

Projeto Atuação recebe visita do Profissão Repórter

Na manhã desta terça-feira, 18, o Projeto Atuação recebeu a visita, na base da CUFA Porto Alegre, do repórter Caio Cavechini e o diretor Marcel Souto Maior do programa Profissão Repórter da Rede Globo. Também estavam acompanhando a visita Maria Helena Carvalho, gerente de Desenvolvimento de Afiliadas da TV Globo e representantes do Globo Universidade.


Chegada do grupo

Recepção de Manoel Soares, Coordenador da CUFA RS

Em Porto Alegre para o Intercom, que tem como tema este ano Comunicação, Cultura e Juventude, a equipe da Globo aproveitou para falar com alunos do projeto sobre uma nova forma de jornalismo comunitário, lembrando sempre da função social desse trabalho.


Turma atenta às falas

Os alunos estão desenvolvendo, nas oficinas de áudio visual, documentários e a memória de sua comunidade, e com a visita, puderam conhecer como funciona a produção, escolha de personagens, temas e diferentes experiências que o repórter vive quando está em campo.


Caio Cavechini, falando de sua experiencia

O repórter Caio Cavechini, chamou a atenção dos alunos para a necessidade de estar sempre buscando conhecimento e novas informações e reforça, “quando atravesso a rua já tem outras coisas para conhecer”.

Algumas edições do Profissão Repórter foram citadas para servir como temas de discussão, como a homossexualidade, crack e novas ideias foram levantadas durante a visita.


Marcel Souto, como funciona o Profissão Repórter

O Diretor Marcel Souto, fala que o programa não trabalha com pautas prontas mas vai em cada local construir a matéria pesquisando a história de cada pessoa desde o início. Para ele, o que mais chamou atenção na turma foi a faixa etária, o projeto trabalha com crianças e adolescentes que já se interessam pela arte do audio visual e teatro e completa, “eles estão lidando com a história e a imagem da vida dos outros e com isso podem aprender mais sobre sua própria vida, mais que técnica eles estão fazendo uma transformação social”

Como lembrança da visita, o grupo recebeu a bolsa e a camisa do Projeto Atuação e o carinho da turma registrado na foto.


Entrega dos presentes e a foto do grupo.

CUFA RS
Fotos: Náthaly Weber