quarta-feira, 5 de maio de 2010

CUFA Cachoeira do Sul na rede de saúde

Acontece em Porto Alegre desde ontem, dia 04, o curso de Redução de Danos, oferecido pelo Departamento de Ações em Saúde da Secreatria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O objetivo do encontro é qualificar o trabalho da Rede, possibilitando a troca de experiências, socializar conceitos para uma maior resolutividade do trabalho.

Abertura do curso
Os palestrantes estão abordando não apenas o assunto redução de danos mas, oportunizando um conhecimento mais amplo de toda a rede de saúde e a importância de ações integradas principalmente para o acolhimento/atendimento aos usuários de drogas.

Psicólogo Rogério Horta com o tema aspectos clínicos e psiquiátricos
Com a demanda atual do crescimento acelerado do consumo principalmente de crack, todos os segmentos da sociedade estão sentindo a necessidade de discutir como funciona os serviços de saúde e quais as opções de tratamento e prevenção. Por isso, a CUFA Cachoeira do Sul, vem participando de todo esse processo para contribuir na troca de informações e experiências de prevenção, bem como ser um ponto de apoio para o acompanhamento de jovens na reinserção social e na família.


Rodas de debates e trocas de experiências

Temas como promoção à saúde, que não se limita a tratar doenças mas também promover a qualidade de vida, trouxe as discussões sobre a falta de lazer, educação de qualidade, emprego, amparo assistencial a famílias vulneráveis como alguns dos fatores que levam a doenças físicas e mentais inclusive o consumo de drogas.

Por isso, as ações propostas pela CUFA são de atividades sócio-educativas tanto para prevenção como para a reinserção, com trabalhos paralelos de elevação da auto estima, cidadania e auto cuidado. Desde o início do ano, a CUFA Cachoeira do Sul vem participando da construção da rede de atendimento psicosocial da cidade, em parceria com vários segmentos da saúde e da assistencial social. O curso encerra dia 06, quinta feira.

Texto: Náthaly Weber
Fotos: Lidiane (Redução de danos Cachoeira do Sul)