sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Espaço da Cultura em festa no Dia da Favela

Uma tarde de brincadeiras marcou o Dia da Favela ontem, dia 04, na Escola Municipal Dora Abreu. Dentro do Projeto Espaço da Cultura na Escola, a CUFA Cachoeira do Sul realizou oficina de perna de pau, pintura de rosto e muita brincadeira com os alunos da escola.

Durante a atividade, foi exibido o vídeo multimídia, produzido pela turma de áudio visual do Projeto, feito durante um passeio pelos bairros Cristo Rei e Carvalho. Foi a primeira experiência dos adolescentes com fotografia e vídeo, onde eles participaram ativamente de todo o processo de pesquisa, roteiro e escolha dos personagens. Representantes da Secretaria Municipal de Educação – SMED, estiveram presentes e se surpreenderam com o trabalho dos alunos.

Para completar a festa, sorteio de brindes para a turminha da escola, oferecidos pelos apoiadores Oba Oba Utilidades, Revistaria Nascente, Dona do Lar e Ponto Frango.

Mesmo sendo uma atividade com crianças e adolescentes, o Dia da Favela pode ser discutido e seu objetivo de integrar a comunidade e fortalecer suas relações para ir em busca de melhoras foi alcançado. Os alunos puderam ter, através do vídeo, um outro olhar sobre suas realidades.

A CUFA Cachoeira do Sul vai continuar trabalhando para que as pessoas possam ter esse olhar mais humano e crítico, transformando, assim, suas reallidades.
Fotos: Núcleo de Áudio Visual/Projeto Espaço da Cultura na Escola
CUFA Cachoeira do Sul