quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CUFA promove intercâmbio cultural

CUFA RS promove intercâmbio através dos Correios Negro IV


Durante a Semana da Consciência Negra, a CUFA RS estará realizando diversas atividades em todo o Estado fortalecendo e difundindo a cultura e a história africana e afro brasileira.
Uma das atividades é o workshop de Tambor de Crioula, uma dança afro típica do Maranhão que retrata a luta e a beleza da história dos afro descendentes maranhenses,
desenvolvida pela Coordenadora de Comunicação da CUFA Rio Grande do Sul, a maranhense Náthaly Weber.
Morando há três anos no Rio Grande do Sul, a “coreira” como são chamadas as mulheres que dançam o tambor, iniciou o trabalho de intercâmbio já no primeiro ano de sua chegada, a convite da Escola Municipal Dora Abreu, em Cachoeira do Sul.
No início foi apenas uma demonstração para os alunos. Com a repercussão e o interesse de outras instituições, hoje o workshop aborda um pouco da história da dança e suas características, encerrando a apresentação chamando os presentes para entrar na roda.
Dentro da programação do Correios Negro IV, o workshop será no próximo dia 18, às 10hs na Escola e Faculdade QI. Já no dia 19, a atividade será no 8º Encontro Universitário de Negros e Negras da Universidade de Santa Cruz - UNISC.

Correios Negro IV

Desde o dia 03 de novembro até o dia 15 de dezembro os Correios estão com uma extensa programação em celebração ao Centenário de João Cândido e a Revolta da Chibata, dentro do mês da Consciência Negra.
O Projeto “CORREIOS NEGRO” é um evento cultural, social e multiplicador. Criado pelo CONCOR – Coletivo de Negros Empregados dos Correios, nasceu com o intuito de dar visibilidade às questões étnico-racial de um determinado grupo e logo se transformou em ação prática, incluindo a participação da comunidade, principalmente negra, como um todo.
Hoje em sua quarta edição o projeto Correios Negro está dividido por eixos temáticos, tendo como tema o centenário do Almirante Negro – “JOÃO CÂNDIDO – CENTENÁRIO DA REVOLTA DA CHIBATA”. Serão 30 dias de atividades ininterruptas onde práticas cotidianas darão espaço para a discussão do tema. Finalizando, nesta edição será lançado o I Concurso de Redação Correios Negro cujo intuito é incentivar a produção textual de alunos do ensino fundamental e médio para que os mesmos, possam escrever sobre fatos de nossa história e nossos personagens.

Participe dessa grande celebração e reconhecimento à história da formação do nosso país.
CUFA RS
Foto: Rafael Bavaresco