quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CUFA Cachoeira no Workshop de Capacitação em POA

Durante o workshop, concentração total

Nesta terça-feira, dia 30, membros da CUFA Morro Santa Tereza (Porto Alegre), Cachoeira do Sul e Guaíba estiveram reunidos para workshop de capacitação em planejamento e elaboração de projeto que será implantado no Viaduto Imperatriz Leopoldina, ministrada por Alceu Terra Nascimento, Gerente Executivo da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Jéferson dos Santos Coordenador da FMSS.

Alceu Terra Nascimento, iniciando os trabalhos

Jeferson dos Santos, já no planejamento

Manoel Soares, apresentando a metodologia de trabalho da CUFA RS

Essa capacitação já faz parte da preparação da CUFA RS para a elaboração, implantação e desenvolvimento do "Projeto Antídoto" em 2011, que acontecerá no Viaduto e já conta com parceiros como: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, S.C.Internacional e Instituto Crack Nem Pensar.

Dessa atividade, foi formada a equipe de consultores que irão elaborar a proposta do projeto geral, que será construída em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, tendo todo o suporte técnico necessário. Na equipe, Ivanete Pereira, Daniel dos Santos, Rafael Erê, Arlei Weide e Wagner Souza.

Grupo que participou do workshop

Danilo, do Projeto Atuação, registrando tudo!

Projeto Antídoto

Há pouco mais de um ano a CUFA RS vem articulando a possibilidade de ocupar o espaço do Viaduto, em Porto Alegre, para montar uma estrutura e receber jovens para desenvolver atividades esportivas e culturais, com o objetivo de promover a prevenção à violência e ao uso de drogas e ainda, formar agentes sociais multiplicadores.

Após as respostas positivas de cedência do espaço pela Prefeitura de Porto Alegre, a CUFA foi em busca dos parceiros que pudessem construir juntos uma proposta de intervenção social que oferecesse a toda a cidade, oportunidade de transformar as realidades de jovens que estão, hoje, em um vácuo social onde não há políticas ou ações que atendam às suas reais necessidades.

No dia 10 de dezembro, A CUFA RS e os parceiros irão fazer o lançamento oficial do Projeto no Viaduto, apresentando a proposta de estrutura do espaço, que conta com a parceria dos arquitetos Juliano O. de David e Cássio Saver.

Cássio e Juliano, ao fundo, jovens arquitetos contribuindo para a transformação social.

Cássio apresentando o projeto arquitetônico durante o workshop

Bases municipais da CUFA no Estado estarão presentes para festejar essa grande conquista para a CUFA e também para toda a cidade de Porto Alegre que terá um espaço revitalizado e resignificado, como mais uma opção de lazer e ação social.

Completando essa grande festa, a CUFA RS vai realizar durante a semana seguinte ao lançamento do Antídoto, a Jornada Preventiva, projeto que faz parte da 2º Fase da Campanha Crack Nem Pensar, do Grupo RBS.

Entre os dias 13 e 17 de dezembro, no Viaduto Imperatriz Leopoldina, crianças e adolescentes de escolas públicas e projetos sociais irão participar de oficinas, palestras e atividades lúdicas com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção ao uso do crack e outas drogas.

Venha conhecer e participar dessa grande festa pela transformação social. Dia 10 de dezembro, sexta-feira às 10hs, no Viaduto Imperatriz Leopoldina.

CUFA RS