segunda-feira, 19 de julho de 2010

Decreto define o Comitê Municipal do PPV em Cachoeira do Sul

O Grupo Técnico Gestor do Programa de Prevenção à Violência em Cachoeira do Sul, realizou reunião na tarde desta segunda-feira, 19 para tratar do Decreto de lei que define o Comitê Municipal do PPV no Município.


Reunião realizada na SMED
O Programa, que teve início em 2009 em Cachoeira do Sul, consiste no desenvolvimento de uma nova cultura de prevenção da violência através da formação de uma rede social que une gestores estaduais, municipais, instituições da sociedade civil organizada e a comunidade.

Durante a reunião, a Coordenadora do PPV na cidade, Carmem Siqueira, deu as orientações sobre os próximos passos onde serão elaborados o regimento interno e o planejamento de ações junto às comunidades.

O Comitê Municipal está composto por nove instituições da sociedade civil que, vinculado ao GTG, tem a finalidade de articular os esforços da sociedade e do Governo Municipal para desenvolver ações de prevenção da violência. Já estão em andamento as negociações para construção de uma Unidade Básica de Saúde no Bairro Fátima e uma quadra poliesportiva no Promorar, através do Programa.

Para Verônica Perez, Consultora do PPV, “é importante termos o maior número de representações no Comitê”, ter a participação de todos os setores da sociedade, fomentando o diálogo entre Governo e sociedade.

Verônica Perez, Consultora PPV
As instituições que compõem o Comitê são: Círculo Operário Cachoeirense, Conselho Municipal de Entorpecentes – COMEN, Central Única das Favelas – CUFA Cachoeira do Sul, Escoteiros do Ar, Escoteiros do Ar Nero Moura, Presídio Central, Conselho Tutelar, União Cachoeirense de Bairros – UCAB e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Na próxima reunião, com data ainda a definir, serão avaliados pelo grupo de trabalho, dados levantados pelo GTG na elaboração do diagnóstico sobre a violência na cidade. Com isso, será possível traçar estratégias e ações que sejam realmente efetivas para as comunidades.
A CUFA vem participando a apoiando ações do PPV em todo Estado. Através do Projeto Transmografia, está levando a arte da fotografia para trabalhar a transformação social nos municípios onde o PPV atua, unindo forças na luta contra a violência. Participe você também!!
CUFA Cachoeira do Sul
Fotos: Náthaly Weber