sexta-feira, 23 de julho de 2010

CUFA acompanha do Seminário “122 anos após falsa abolição; lutas,derrotas e conquistas de uma raça”.

Teve início na tarde desta sexta-feira, 23, o Seminário promovido pela Associação Cachoeirense de Cultura Afro brasileira – Acca em Cachoeira do Sul.

Público 99% de negros, os brancos ainda não se sentem parte dessa discussão em Cachoeira do Sul.

O Seminário que tem como tema “122 anos após falsa abolição; lutas,derrotas e conquistas de uma raça”, com o apoio da União dos Negros pela Igualdade – UNEGRO, Câmara de Vereadores, Fundação Cultural Palmares entre outras entidades, vai debater durante dois dias os principais temas em destaque atualmente como o Estatuto da Igualdade Racial, Juventude Negra e a Lei 10639/03.
A abertura do evento contou com a participação de Silvia Regina Souza Vieira - Coordenadora Estadual do MNU, José Antônio dos Santos da Silva- Coordenador Nacional da UNEGRO, Dinair Noronha Coordenadora Municipal de Políticas Públicas da Promoção da Igualdade Racial e Luciano Ramos – Presidente da Acca.
Silvia Regina - MNU


Luciano Ramos - Acca
José Antônio - UNEGRO
Dinair Noronha - CMPPPIR

Para iniciar os trabalhos, o senhor João Alcedir, integrante de movimento negro, realizou uma mística onde a oração da religião de matriz africana foi feita pela primeira vez na “Casa do Povo”. “Se essa casa falasse, poderia responder se algum dia foi feito o sinal da cruz da religião africana” comentou ele.
João Alcedir
Mística de abertura: sinal da cruz da religião africana

Já na primeira mesa do Seminário, O negro no mercado de trabalho, foi trazida a situação dos “cotistas” em Cachoeira do Sul que passaram em concurso público do município e que hoje estão sendo demitidos por decisão judicial. Após quase um ano passado o concurso, foram apontadas irregularidades e imediatamente foram derrubadas as vagas conquistadas através das cotas, sem o direito à defesa ou contestação. Nenhum Vereador ou Gestor Público, ou qualquer representante dos Governos esteve presente no Seminário para esclarecer o assunto.

Amanhã, segundo dia do Seminário, pela manhã e tarde terão mesas sobre o Estatuto da Igualdade Racial, Juventude e a mulher negra, saúde da população negra, lei 10639/03 e a intolerância religiosa. Entre os palestrantes convidados estão Gisele Vidal de Albuquerque- representante da Juventude estadual da UNEGRO, katia Regina Oliveira- Secretaria de Organização Estadual da UNEGRO, Jose Antonio dos Santos da Silva- Coordenador Nacional da UNEGRO, Elis Regina Gomes de Vargas - Secretaria de Organização de Porto Alegre- UNEGRO, Renato da Silva Borba- Secretario de Finanças Estadual e Silvia Regina Souza Vieira - Coodenadora Estadual do MNU.

CUFA Cachoeira do Sul
Fotos: Náthaly Weber