quinta-feira, 8 de julho de 2010

CUFA expõe seu trabalho na Conferência Internacional

Continuando a programação da I Conferência Internacional Crack e outras drogas: um debate social que se impõe, na tarde desta quinta-feira, dia 08, ocorreram as oficinas temáticas que levaram mais de mil pessoas à UFGRS.

Ao todo 16 diferentes temas foram trabalhados onde o público participante teve a oportunidade de conhecer e debater as experiências, práticas, conceitos e políticas que estão presentes na sociedade com relação à prevenção, tratamento e redução da oferta de drogas.

Duas dessas oficinas contaram com a participação de integrantes da CUFA como expositores do tema prevenção. 'Por dentro da Lata' trouxe a realidade das comunidades com o Articulador Nacional da CUFA Preto Zezé (CUFA CE) que abriu sua fala com o documentário “Selva de Pedra - A fortaleza Noiada”. Ele também apresentou de dados de criminalidade no ceará até outubro de 2008 e comentou sobre alguns dos aspectos que levam um jovem a consumir drogas.
Documentário sendo apresentado
Preto Zezé
Também expositora nesta oficina, a Coordenadora Institucional da CUFA RS Ivanete Pereira falou de sua trajetória na CUFA desde o inicio e de que forma trabalhar na CUFA minimiza os riscos e a possibilidade dos jovens acessarem as drogas e em especial o Crack. Ao falar que cada caso é um caso, relatou situações reais dos viciados da comunidade do Morro Santa Tereza em Porto Alegre e quanto a cultura pode ser uma ferramenta importante, inclusive para os cuidadores.
Vídeo de Manoel Soares direto da África do Sul


Junto aos representantes da CUFA, também expuseram suas experiências a doutoranda da USP Luciane Raupp e o Dr Carmini abordando assuntos sobre legislação em relação à medicamentos e tratamento de usuários de drogas.

Na oficina Prevenção, Movimentos Culturais e Comunidade, a Coordenadora da CUFA Cachoeira do Sul, Náthaly Weber, apresentou a experiência do projeto A Arte de Transformar na Cultura Hip Hop e a relação com a comunidade. De que forma as ações culturais previnem o acesso à drogadição e a contribuição da CUFA na construção de cidadania. Essa oficina contou com mais as exposições do Programa Yacamim, de Carazinho e da ONG Brasil Sem Grades.

Amanhã, dia 09, o Congresso encerra as oficinas com a apresentação e votação de proposições que irão compor um documento que vai sugerir ações e políticas públicas com a participação de toda a sociedade na prevenção, no tratamento e na redução da oferta de drogas.

CUFA RS
Fotos: William Rodrigues