segunda-feira, 7 de junho de 2010

Primeiro aniversário da CUFA Cachoeira do Sul

Com uma tarde ensolarada no domingo, dia 06, a CUFA Cachoeira do Sul comemorou seu primeiro aniversário junto com as crianças e jovens dos projetos e as comunidades dos Bairros Carvalho e Cristo Rei.
Participaram também da festa, os parceiros Escola Dora Abreu, Grupo de Capoeira Filhos da Vivência, Esporte Clube Mauá e alunos do Escola Aberta para a Cidadania, onde a CUFA desenvolve projeto de Hip Hop.
A programação foi variada tendo a abertura com a Banda Militar do 3º Batalhão de Engenharia e Combate. Em seguida a encenação de teatro com o grupo de meninas do projeto “Assunto de Meninas” da Escola Dora Abreu, retratou a violência contra a mulher dentro de casa, um assunto que deve ser discutido com seriedade em busca de soluções.
Banda do 3º Batalhão de Engenharia e Combate
Personagem da encenação "Flores" sobre a violência contra a mulher
Outra atração da Escola Dora Abreu, foi o grupo de dança afro Axé, que trouxe um pouco de todo o trabalho da Escola em relação à cultura negra. Nessa apresentação, o grupo teve a participação da mais bela negra do Rio Grande do Sul Sirlei Lopes.


Grupo de dança
Continuando a programação, o professor Rossi, do Grupo Filhos da Vivência, colocou a criançada para jogar capoeira e mostrar como é o seu trabalho de incluir e construir a cidadania através desse esporte.



Grupo de Capoeira Filhos da Vivência - Professor Rossi
Como em festa de aniversário tem bolo e parabéns, chamamos a equipe da CUFA e todos os alunos dos projetos para assoprar a velinha, pois são eles que fazem nossos projetos darem certo e é para eles que trabalhamos todos os dias.




Com todos servidos de bolo e suco, o grupo de Hip Hop Stúdio de Rua entrou para sua última apresentação. Mas, calma, o grupo não vai acabar. A partir do dia 10, sua próxima apresentação, o primeiro parceiro da CUFA Cachoeira do Sul na cidade vai mudar de formação e de nome. Dentro desse um ano o grupo vem conquistando cada vez mais espaço e se profissionalizando com professores e grupos de renome no Rio Grande do Sul e de outros Estados.

Última apresentação do Stúdio de Rua, em breve nova formação e novo nome.

Junto com o grupo, os MC's Éder e Bruno, os Afro Raper's MC's, também participaram da fundação da CUFA em 2009 e vem ganhando destaque em apresentações pela cidade. Eles fecharam o evento, acompanhados dos B.Boys e B.Girls dançando o estilo charme.


Afro Raper's MC's
Durante toda a tarde, foram feitos sorteios de camisas e livros “Escudeiro da Luz”, do comunicador Manoel Soares, para o público infanto juvenil e que trata da problemática do crack. Dentro desse tema, também foram distribuídas pulseiras da segunda fase da campanha Crack Nem Pensar, da RBSTV, onde a CUFA é uma das entidades parceiras aqui no Estado e em Santa Catarina.

Sorteio do Livro Escudeiro da Luz, de Manoel Soares.

Para completar a festa, brincadeiras, brindes, a presença de voluntárias do IMAMA e o brechó da CUFA com roupas e assessórios a preços acessíveis, levaram descontração, informação e serviços para toda a comunidade.

Agradecemos aos apoiadores que contribuíram para a realização desse evento, a CORISCAL que fez toda a limpeza do pátio e do futuro Núcleo de Projetos da Escola Dora Abreu e um agradecimento especial à Diretora Jaqueline a todos os professores e funcionários desta Escola que acreditam nos talentos e nas potencialidades dos seus alunos e buscam todas as possibilidades e oportunidades de oferecer mais educação, saúde e cidadania para todos.

Parabéns à equipe da CUFA Cachoeira do Sul!!!