sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

CUFA Cachoeira define planejamento para 2010

Na presença de quinze pessoas, entre equipe da base local, apoiadores e parceiros, a CUFA Cachoeira do Sul realizou seu I Encontro Municipal para avaliação e planejamento das ações. A pauta abordou também um resumo do ano de 2009 da CUFA Nacional, Estadual e Municipal e os principais projetos em andamento.
Concentração no Encontro

Durante o debate sobre o cronograma de atividades convidamos o parceiro Luís Fernando do Projeto MESA – Mauá no Esporte Semeando o Amanhã, para apresentar o projeto e formalizar a parceria, onde a CUFA irá oferecer oficinas culturais ao público atendido pelo projeto. Também está nessa parceria a Escola Municipal Dora Abreu, que vai ceder o espaço da escola para a realização das atividades todos os sábados.

Luis Fernando - Projeto MESA

Outro parceiro que se fez presente foi Alessandro Ferrony, Coordenador Municipal da Juventude, para definir a campanha que será desenvolvida em conjunto com a CUFA para divulgação de suas ações percorrendo as comunidades com intervenções em praças públicas e escolas com apresentações artísticas e palestras voltadas para adolescentes e jovens.
Projetos em andamento

A parceria do projeto Nos Trilhos da CUFA com o EMANCIPAR coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Habitação vai continuar em 2010, com mais força. O Núcleo Maria Maria, que também acontece em parceria com a Secretaria volta em fevereiro já com cronograma definido de oficinas de artesanato, beleza, palestras e bazar.

O projeto A Arte de Transformar na Cultura Hip Hop continuará dentro do Programa Escola Aberta do Borges de Medeiros e será ampliado para mais três escolas públicas.

Pelo projeto Espaço Cultura, a CUFA Cachoeira do Sul recebeu em doação 04 microcomputadores para a implantação de uma sala de informática básica. Porém, até o momento, estamos em busca de um espaço adequado para esta atividade. Parceiros como a Vereadora Mariana Carlos, a Coordenadoria da Juventude e outros, estão buscando meios para contribuir na aquisição de um espaço próprio para a base da CUFA e do projeto, onde também irá funcionar a rádio comunitária em parceria com o DJ Gordo.

Dentro da programação de oficinas e atividades oferecidas estão: Breack, graffiti, MC, DJ, artesanato, tambor de crioula, aulas de inglês para crianças, curso de beleza, palestras informativas e preventivas, percussão, informática básica e violão. A equipe fixa de oficineiros é composta atualmente de 14 jovens e adultos.
Equipe reunida - 2010 com muito trabalho
Parceiros e apoiadores da CUFA Cachoeira do Sul em 2009

Líder Tratores
MR Severo
Dipel
Oba Oba Utilidades
Visão Futura
Cachoeira de tintas
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA
Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul
Coordenadoria da Juventude
Câmara de Vereadores
Universidade Aberta do Brasil –UAB
Rádio Cachoeira
Secretaria de Trabalho e Ação Social de Cachoeira do Sul
Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul
ONG Parceiros e Voluntários
Governo Federal- Congresso Nacional
APSY
Clinitrauma
Livraria São Paulo
Torres e Santos Escritório de Advocacia
ACCA
Mauá Esporte Clube
Núcleo Municipal de Cultura
Fotos: Náthaly Weber e Taiane Correia.
Texto: Náthaly Weber