sábado, 31 de outubro de 2009

CUFA Cachoeira do Sul lança proposta de projeto na Conferência Municipal de Cultura.

No último dia 27, o Núcleo Municipal de Cultura de Cachoeira do Sul, realizou a II Conferência Municipal de Cultura. A CUFA Cachoeira do Sul, através da coordenadora geral Náthaly Weber, trabalhou o Eixo Cultura Cidade e Cidadania colocando em pauta a exclusão de alguns grupos dos processos culturais da cidade como os da cultura popular, cultura de rua e as culturas tradicionais indígenas e quilombolas.


Com o foco “cidade como fenômeno cultural”, foi apresentado o projeto Espaço Cultura da CUFA Cachoeira do Sul como uma das propostas a serem implantadas pelo município com o objetivo principal de proporcionar aos cidadãos condições para que eles exerçam seus direitos de acesso à cultura.

Grupo debatendo sobre o Eixo Cultura Cidade e Cidadania

Com este espaço, a CUFA vai oferecer oficinas, cursos profissionalizantes e possibilidade de produção e difusão da cultura local gratuitamente, com todos os equipamentos necessários além de trabalhar a educação, cidadania e prevenção à violência e uso de drogas, incluindo também atividades esportivas e de lazer.

Já com o foco “memória e transformação social” a proposta foi a implantação de um espaço chamado “Engenhos das culturas” onde funcionará um museu com documentos e objetos de todas as culturas que formaram a sociedade cachoeirense, bem como a realização de atividades relacionadas a cada uma dessas culturas.

A Coordenadora da CUFA Cachoeira do Sul é uma das delegadas escolhidas para representar a cidade na Conferência Estadual de Cultura que vai acontecer em Porto Alegre em Dezembro.
Texto: Náthaly Weber
Fotos: Casa de Cultura