quarta-feira, 22 de julho de 2009

Evento na praça marca a primeira ação pública da CUFA Cachoeira do Sul

No último final de semana, 18 e 19, a CUFA capacitou e apresentou os primeiros oficineiros da base em Cachoeira do Sul. Em parceria com a Campanha Viver sem violência: queremos esse direito!, contamos também com a presença do comunicador Manoel Soares que realizou visitas e palestra em praça pública.

Capacitação

Uma celebração a cultura Hip Hop. Assim pode ser definida a capacitação promovida pela CUFA e desenvolvida pela casa de Hip Hop Kasulo, de Porto Alegre. A oficina de cinco horas reuniu B.Boys, DJ’s, MC’s e Graffiteiros da cidade, que trocaram experiências e aperfeiçoaram técnicas da cultura de rua.

Orientação do grupo Kasulo


A capacitação também foi uma forma de valorizar os jovens que já desenvolvem atividades dentro da cultura Hip Hop e multiplicar as ações preventivas e de inclusão social. Os novos oficineiros irão atuar dentro dos projetos da CUFA, desenvolvendo oficinas nas escolas da cidade.

A prática
DJ Jacson de Venâncio Aires promovendo o intercâmbio


Mano Éder solta o verbo
B.Boy's


Encerramento

Num domingo ensolarado, a visita de Manoel Soares deu início às atividades de encerramento da ação. Na Associação Cachoeirense de Canoagem, ele conheceu o projeto voltado para crianças e adolescentes. No abrigo municipal as crianças ouviram suas histórias e participaram das brincadeiras.

Acompanhado pela presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA, Sisse Horbe, Manoel visita projeto de canoagem e abrigo municipal.

À tarde, a festa começou com apresentação de DJ’s e MC’s animando o jogo de Basquete com crianças de 7 a 11 anos, atendidas pelo projeto Pantoneiros Mirins do Quartel de Cachoeira do Sul. Os B.Boys e o grupo Stúdio D’ Rua deram um show de Hip Hop até o momento da entrega dos certificados e camisas dos oficineiros capacitados.




Entrega dos certificados

Os novos colaboradores



Para abrir a palestra do Manoel Soares, pela Campanha Viver sem Violência: queremos esse direito!, os Rapr’s Mano Éder, Bruno e Kekél mandaram seus recados contra a violência, preconceito, drogas e as diferenças sociais. Juntos na quadra de basquete, crianças e adolescentes atendidos por projetos de inclusão e jovens das comunidades, puderam se sentir parte desse movimento pela paz e igualdade social.


Palestra


Grupo "A arte de tansformar na cultura Hip Hop"



Fechando o evento, os Rapr’s acompanharam o trabalho dos graffiteiros, que produziram painéis que irão compor uma exposição itinerante pelas escolas e comunidades.
Matias Streb fazendo arte

Fotos: Rafael Bavaresco

Texto: Náthaly Weber e Rafael Bavaresco

Agradecimentos:
COMDICA, STAS/EMANCIPAR, MR Severo, Visão Futura, Líder Tratores, Sericell, Oba Oba Utilidades, Dipel, Cachoeira de Tintas, Fórmula Dog, Casa do Artesão, ULBRA Cachoeira do Sul, Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, Câmara dos Vereadores, Lions, Pastorais da Juventude, COMEN, GGI, SMSMA, SMED, RBSTV e Colégio Marista Roque Gonçalves.

Realização: CUFA Cachoeira do Sul.