sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CUFA Cachoeira do Sul comemora o Dia da Favela


Em 04 de novembro de 2006 o Rio de Janeiro teve a honra de celebrar pela primeira vez o Dia da Favela, lei que teve sua campanha idealizada pela CUFA, iniciada em 02 de Março e encerrada dia 09 de Agosto de 2005, colhendo no período mais de um milhão de assinaturas em todo o Brasil. A criação deste dia teve como foco principal a exaltação da cidadania das pessoas que nesses locais residem.

Entendemos que uma data de comemoração seria um símbolo de resgate e de celebração de várias culturas que ali se manifestam e que precisam ser reconhecidas.

Chegamos a data de 04 de Novembro através de pesquisas que concluem que entre tantas datas significativas, foi em 04 de Novembro de 1190 que o estado formal, na pessoa de um delegado da 10ª circunscrição dialogou com o chefe da polícia da época - Dr. Enéas Galvão - sobre uma favela, nesse caso o Morro da Providência, a primeira favela do Brasil.

Na carta encaminhada ao prefeito do Rio de Janeiro, tanto a área geográfica, quanto a comunidade nela instalada são tratadas como problema social, sanitário, policial e até mesmo moral. Daí a iniciativa de criar este dia: para lembrar a influência da cultura oriunda desses bolsões de pobreza na cultura do próprio país, para promover a transformação do estigma em carisma, para preencher de positividade o significado da palavra favela e seus sinônimos e preencher de possibilidades a auto-estima dessa população.

É mostrar aos cidadãos de todas as esferas que a favela não é sinônimo de violência e tristeza, mas que as favelas são grandes espaços de grandes expressões e de muitas histórias de superação.

I Feirinha da Comunidade

Em Cachoeira do Sul, a CUFA, em parceria com a Escola Municipal Dora Abreu, vai realizar a primeira Feirinha da Comunidade, onde moradores dos Bairros Cristo Rei e Carvalho irão expor e comercializar produtos e serviços produzidos dentro dessas comunidades como pães, cucas, artesanato entre outros.

Também dentro da programação do Dia da Favela, alunos da primeira turma de áudio visual do Projeto Espaço da Cultura na Escola, o Núcleo de Áudio Visual 'Nóis do Dora', irá apresentar o vídeo experimental que eles estão produzindo nas oficinas. O vídeo traz imagens, fotos e entrevistas com moradores dos bairros Cristo Rei e Carvalho e mostra o olhar das crianças e adolescentes sobre sua comunidade.

Ao todo são oito alunos que fizeram pesquisas, definiram as equipes, roteiro e estão fazendo “passeios fotográficos” pelos dois bairros. A edição e montagem vai ficar por conta do voluntário da CUFA, o Jornalista Rafael Bavaresco, que também vai ser orientador da garotada no segundo módulo da oficina, em 2011.

A programação completa ainda não está fechada e promete muita alegria e informação. Oficina de perna de pau, pintura de rosto, música, sorteio de brindes e brincadeiras vão rechear a tarde do dia 04 de novembro na Escola Dora Abreu a partir das 14hs. Tudo isso com o apoio do Ponto do Frango, mais novo parceiro da CUFA na cidade.

Participe dessa celebração e contribua para que esses espaços possam ser vistos com um olhar mais humano e sem preconceitos. Dessa forma, as pessoas poderão ter mais possibilidades de transformar suas realidades de forma positiva, deixando de ser FAVELAS.

CUFA Cachoeira do Sul