sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PRÊMIO ANÚ: A ressignificação de um território paralelo

O Prêmio Anú objetiva chamar a atenção da sociedade para projetos que impactaram positivamente nas comunidades carentes durante o ano de 2010.

Este Prêmio busca, sobretudo, valorizar e reconhecer publicamente iniciativas desenvolvidas em favelas, ou seja, comunidades populares que vivem em dificuldades sociais, gerando bem comum para a população, elevando a auto-estima dessas comunidades, trabalho, renda, qualidade de vida e equilíbrio social.

O papel do Jurado, colaborador de vários segmentos da sociedade (empresário, artista, esportista, gestor público, cineasta, jornalista entre outros), é escolher as experiências nesses territórios que mais se destacaram em seu Estado.

O critério de escolha é livre e se baseia no conhecimento de cada um sobre o assunto. Na ocasião poderão ser escolhidas iniciativas e projetos de pessoas, fundações, ONGs, empresas, clubes, enfim, toda e qualquer manifestação desenvolvida por estes.


PROJETOS/INICIATIVAS


O Jurado deverá indicar no site do Prêmio (www.premioanu.com.br) 10 iniciativas, exclusivamente privadas, de seu Estado que, em sua opinião, mereçam receber o Prêmio.

As experiências que forem indicadas pelos jurados poderão ter patrocínio e apoio do Poder Público, mas os governos ou suas subsidiárias não poderão participar do processo de escolha.
Ademais, nenhum projeto ligado as Cufas nos Estados poderão participar da votação.

Caso o Jurado possua ou participe de alguma iniciativa, esta não poderá ser votada pelo mesmo. Não serão contemplados, também, os projetos realizados fora desses espaços, ainda que sejam com o objetivo de atender aos moradores de favelas.

PRAZO

O Jurado receberá uma senha para acessar o site do Prêmio, onde deverá inscrever suas 10 indicações a partir do dia 10 até 20 Setembro 2010, ocasião em que serão contabilizadas as 05 (cinco) iniciativas mais votadas para participar da Etapa Estadual.

ETAPA ESTADUAL E NACIONAL

A Etapa Estadual consiste nas 05 (cinco) iniciativas mais indicadas pelos Jurados de cada Estado ir à voto popular, através do site, onde o público escolherá a melhor do seu Estado.

O Projeto mais votado pelo público entre 20 de Novembro e 31 de Dezembro 2010 ganhará o Prêmio Anú de Ouro.

Os vencedores Estaduais estarão automaticamente participando da Etapa Nacional, qual seja, o grande público votará na melhor iniciativa do Brasil, recebendo esta o Anú Preto em 15 de Fevereiro 2011.

PREMIAÇÃO

Os vencedores Estaduais e o Nacional participarão da cerimônia de entrega do Prêmio, em 15 de Fevereiro de 2011 no Theatro Municipal – Rio de Janeiro.

CUFA BRASIL