segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CUFA RS aprovado no Criança Esperança

Sai a lista de projetos selecionados pelo Criança Esperança para apoio em 2010, 64 Projetos selecionados
Este ano, o Criança Esperança recebeu 1.119 projetos. Destes, 64 foram selecionados para apoio em 2010, beneficiando diretamente 33.844 crianças, adolescentes e jovens. No próximo ano, o Criança Esperança terá projetos apoiados em 22 Unidades da Federação e no Distrito Federal.


No processo seletivo foi considerado um conjunto de princípios, de referências conceituais, diretrizes e critérios utilizados na análise das propostas encaminhadas para a UNESCO – que foram divulgados na Convocatória para Apresentação de Projetos, disponível para consulta no site do Criança Esperança durante o processo seletivo. Entre esses critérios têm destaque os aspectos da inovação, da replicabilidade, da sustentabilidade, da legitimidade e do impacto e eficácia do projeto; e a capacidade instalada da ONG.


Além disso, foram considerados projetos de organizações inscritas nos conselhos de sua área de atuação; que promovem ou estimulam a relação com a escola formal, o fortalecimento do vínculo familiar, o protagonismo juvenil, o empoderamento de grupos vulneráveis, a integração e a participação comunitária, o desenvolvimento humano e/ou social; que apresentam metodologia de trabalho consistente e referenciada; com trabalho articulado ou em rede com outras instituições do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e com a escola formal; e com capacidade de articulação e/ou estabelecimento de parcerias.


Receberam especial atenção projetos desenvolvidos em regiões/Unidades da Federação com os mais baixos indicadores sociais, tendo como principais referências o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).


Além desses projetos, o Criança Esperança apóia também a Pastoral da Criança e os Espaços Criança Esperança do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte e de Olinda.


Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul
Projeto: Atuação
Local: Porto Alegre




Fonte: Criança Esperança