quarta-feira, 17 de junho de 2009

AMP/RS participa do lançamento da campanha contra o crack da RBS no Congresso Nacional

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, através de seu presidente, esteve presente, nesta terça-feira (16), da apresentação da campanha da RBS "Crack, Nem Pensar" na Câmara Federal, em Brasília. Em reunião comandada pelo deputado Carlos Eduardo Vieira da Cunha (PDT), os parlamentares conheceram as peças publicitárias e receberam informações sobre a droga. Durante o encontro, Marcelo Dornelles lembrou a mudança no perfil da violência urbana provocada pelo crack. A urgência de consumo provocada pelo vício, disse ele, faz com que os usuários apelem à criminalidade.

Estatísticas apresentadas pelo diretor-geral da RBS em Brasília, Paulo Tonet Camargo, e pela diretora de Marketing Institucional, Lúcia Bastos, já divulgadas pela AMP/RS em parceria com a CUFA, impressionaram os 16 deputados e três senadores que acompanharam a exposição.

Atualmente, há cinco usuários da pedra para cada grupo de mil gaúchos – um mercado que movimenta cerca de R$ 500 milhões por ano. A projeção é que a droga alcance em torno de 300 mil usuários em dois anos. Líder do governo na Câmara, o deputado Henrique Fontana (PT) anunciou a intenção de buscar apoio junto aos ministérios da Saúde, da Educação e da Justiça.

O senador Eduardo Suplicy (PT) demonstrou vontade de estender a campanha para São Paulo. Os congressistas enumeraram medidas a serem discutidas pela bancada gaúcha na próxima reunião. O deputado Paulo Pimente questionou os presentes sobre a possibilidade de separar o crack de outras drogas, no que se refere a legislação. Germano Bonow (DEM) propôs a inclusão de uma emenda coletiva no orçamento da União, destinando recursos para centros de tratamento de dependentes.
FONTE: Ministério Público