quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

TCC - TeleCentroCultural começa a surgir


O projeto idealizado pela CUFA Cachoeira do Sul e apoiado pelo Movimento Comunitário Cachoeirense – MOCOCA, começou a ser implementado esta semana na cidade. Focado na geração de renda e qualificação de jovens para o primeiro emprego, o projeto atende à nova linha de atuação da CUFA.

Desde o início do trabalho em 2009, a CUFA vem desenvolvendo principalmente ações culturais para crianças e adolescentes agora, em 2011, todas as atividades e projetos terão o objetivo de contribuir com a diminuição de uma das grandes questões sociais da cidade que é o desemprego entre os jovens.

Essa situação se agrava quando se junta a ela a falta de lazer, escassa oferta de ensino superior gratuito e cursos profissionalizantes com direcionamento ao mercado de trabalho. Há poucas possibilidades de geração de renda, levando o jovem a buscar recursos de forma ilegal como tráfico de drogas, pirataria, prostituição dentre outras.

O projeto “TCC- construindo uma nova geração”, vai oferecer cursos de informática básica, reciclagem de papel e garrafa pet, artesanato e formação social para jovens de 18 a 24 anos, preparando-os socialmente para o primeiro emprego, promovendo a inclusão digital e dando opções de geração de renda que dê suporte financeiro até seu ingresso no mercado de trabalho formal.

Aliado à isso, também será trabalhado a consciência ambiental e sustentabilidade por meio de palestras sobre educação ambiental, conceito já presente em todas as áreas profissionais e políticas públicas. O convívio familiar também será estimulado, com oferta de oficinas culturais para crianças como teatro, dança de rua e produção de revista em quadrinhos e, para os idosos, cursos de informática.


Conquistando as primeiras parcerias

Na última terça, dia 09, a Coordenadora da CUFA Cachoeira do Sul, Michelli Fernandes, acompanhada da Coordenadora de Comunicação da CUFA Estadual, Náthaly Weber, estiveram visitando os primeiros parceiros do TCC na cidade.

João Paulo, Náthaly Weber, Michelli Fernandes e Kurt Löwenhaupt

A Coriscal- Cooperativa Agrícola Cachoeirense Ltda, é uma das grandes conquistas do projeto. Os gestores João Paulo Antoniazzi de Moraes e Kurt Löwenhaupt conheceram as propostas e irão ceder um prédio, dentro da Cooperativa, para a execução do TCC.

Ao todo são três salas e uma recepção para a realização dos cursos e mais um auditório para as oficinas culturais e palestras. Os funcionários da Coriscal também poderão participar de cursos e palestras, interagindo com os jovens e trocando suas experiências dentro do mercado de trabalho.

Área externa do prédio cedido na Coriscal

João Paulo, com a camisa do projeto, presente da CUFA Cachoeira do Sul a todos os parceiros

Outra parceria confirmada, foi com o SEBRAE Cachoeira do Sul. Adriano Madrid, agente do ponto de atendimento ao empreendedor, será um dos palestrantes do TCC, orientando os jovens sobre temas como: inovação, gestão financeira, prestação de contas, empreendedor individual, desenvolvimento sustentável dentre outros assuntos importantes para a formalização de negócios.

Viviane e Adriano Madrid do SEBRAE, mais uma parceria de peso.

Outras parcerias estão sendo articuladas para engrandecer ainda mais as ações e alcançar de fato os resultados previstos.

As inscrições para os cursos voltados para jovens de 18 a 24 anos abrem a partir do dia 20 de fevereiro, no MOCOCA. Para as oficinas culturais, as inscrições serão feitas durante o mês de março, dando prioridade para alunos da Escola Municipal Dora Abreu, turma que participa de todas as atividades da CUFA desde sua chegada na cidade, e para filhos dos catadores da Coocare – Cooperativa Cachoeirense de Reciclagem.

O projeto inicia dia 01 de março, para mais informações entre em contato pelo e-mail cufa.cachoeiradosul@gmail.com.

TCC- Construindo uma nova geração!

CUFA Cachoeira do Sul

Fotos: Náthaly Weber