terça-feira, 30 de março de 2010

CUFA na Semana pela Paz

Entre os dias 22 e 28 de março o Núcleo Municipal do Programa de Prevenção à Violência – PPV, realizou a Semana pela Paz em Cachoeira do Sul. O objetivo principal foi conscientizar a sociedade com relação às possibilidades de se reduzir os níveis de violência na cidade.

Durante a semana foram realizadas palestras, apresentações de projetos e uma audiência pública que trataram de temas como as causas e consequências da violência e propostas de como estabelecer e manter a paz nos diversos espaços da sociedade.

Na sexta, dia 26, foi realizado o Seminário Sobre Prevenção da Violência onde o presidente do Comitê Estadual do PPV, Dr. Miguel Adad, apresentou o programa e suas ações pelo Estado. Em sua fala, a CUFA foi citada como entidade parceira que, além de compor a Mesa Diretora do Comitê Estadual do PPV na capital, também desenvolve projetos com jovens e mulheres nas comunidades em diversas cidades.

No Seminário também foram apresentados painéis referentes aos projetos e ações realizados no Estado para a prevenção da violência. O professor Aloizio Pedersen abordou seu trabalho junto a alunos de uma escola pública de Porto Alegre contra o Bullying e Arno Vorpagel Scheunemann discutiu o tema “rede intersetorial de prevenção e proteção”.

O encerramento da Semana, no domingo dia 28, contou com evento na Praça José Bonifácio, onde grupos de jovens e entidades de ensino apresentaram seus trabalhos relacionados à prevenção da violência.

A CUFA Cachoeira do Sul esteve presente em todas as ações durante a Semana, debatendo e sugerindo propostas e também fará parte do Comitê Municipal do PPV. No encerramento das atividades na praça, esteve representada pelo grupo de Hip Hop Stúdio D'rua que animou o público com sua apresentação.



CUFA Cachoeira do Sul

sábado, 27 de março de 2010

SEIS dos NOVE selecionados participaram das clínicas da CUFA

Clínicas produzidas pela CUFA mostram talentos para o mundo

Até o momento 06 dos 09 classificados para a etapa final do concurso que vai escolher o Globetrotter Brasileiro participaram das clínicas realizadas pela CUFA em todo o Brasil.

Os classificados são:
Ratinho (CUFA SP)
Eduardo Pereira (Banana - CUFA Nova Iguaçu - RJ)
Leandro (Diskreto - CUFA RJ)
Jefferson Mariano (Baixada Santista/ São Vicente)
Eduardo Lipinski
Vinicius Araújo
Lucas de Oliveira (BAIXADA SANTISTA/ SÃO VICENTE)
Wilson de Melo
Marcio José (CUFA DF)

E quem convoca o último Globetrotter é o público. Dos cinco selecionados, três são da CUFA (WG de Rua - RJ, Jonatas - DF e Leandro Garcia - SC).

Se você quiser participar, acesse: http://globoesporte.globo.com/Esportes/0,,18109,00.html e vote quantas vezes quiser.

Os dez escolhidos participarão de um mês de treinamento em São Paulo. A grande final será no programa Caldeirão do Huck.

A CUFA parabeniza os selecionados e deseja sorte aos que ainda estão na disputa!

terça-feira, 16 de março de 2010

Ciclo de palestras da CUFA inicia neste sábado

Junto com as oficinas e as atividades oferecidas na Escola Municipal Dora Abreu, a CUFA Cachoeira do Sul também irá realizar ciclos de palestras. Com temas sobre orientação e prevenção, o público alvo são pais dos alunos atendidos e a comunidade em geral, principalmente os jovens.

Voluntários das mais diversas áreas estão sendo convidados para participar desse ciclo. A atividade acontece uma vez por mês, sempre aos sábados, dentro da Escola.

A primeira palestra do ciclo, que ocorrerá no dia 20 de março, é refere ainda ao Dia Internacional da Mulher (08/03), e será com o grupo de voluntárias do Instituto da Mama – IMAMA. O tema principal é o câncer de mama que hoje ocorre também em homens.

Já para abril, contaremos com a participação do dentista Juliano Longoni, fazendo palestra preventiva sobre a saúde bucal das crianças.

O objetivo do Ciclo de Palestras é levar informações importantes e necessárias ao dia-a-dia das pessoas e contribuir para a construção da cidadania.

Mais informações pelo e-mail: cufa.cachoeiradosul@gmail.com
ou nos telefones 8513-5771 Náthaly e 8413-6103 Caren
CUFA Cachoeira do Sul

terça-feira, 9 de março de 2010

Começam as oficinas da CUFA no Dora Abreu

No último final de semana, 07 e 08 de março, a CUFA Cachoeira do Sul iniciou as oficinas na Escola Municipal Dora Abreu. A aula inaugural no sábado contou com a presença de todos os oficineiros, que se apresentaram aos alunos e deram uma amostra de cada atividade que será oferecida.

Inscrições para as oficinas durante todo final de semana

Oficinas de Hip Hop, Graffiti, DJ, violão, capoeira, percussão, tambor de crioula e xadrez serão desenvolvidas todos os sábados das 14hs30 às 18hs30, dentro da Escola.


DJ Gordo, oficina de DJ e MC.


Professor Rossi e a turma do Filhos da Vivência, oficina de capoeira.

Matias Streb, oficina de graffiti.

Rafael e sua turma da oficina de Hip Hop
Marcos dando os primeiros toques da oficina de violão.

Os 65 inscritos nas oficinas também participaram de um evento no domingo, a Campanha de divulgação dos projetos e ações da entidade na cidade que vai percorrer bairros e escolas durante cinco meses.


DJ Gordo soltando os charmes e as meninas entrando no clima.


Pipoca no intervalo


Skate no intervalo com a turma Pro Street Skate

Nesses dois dias de atividades na escola a equipe da CUFA já pode ver vários talentos que com certeza serão os destaques dos festivais RPB e BRADAN, na etapa municipal que vai acontecer no dia 18 de julho deste ano.






Talentos sendo descobertos

Todas as oficinas são gratuitas e contam com a parceria da Escola Municipal Dora Abreu e o projeto MESA - Mauá no Esporte Semeando o Amanhã, no bairro Cristo Rei.
CUFA Cachoeira do Sul
Fotos: Rodrigo Gonçalves e Rafael Bavaresco.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Início das aulas com a CUFA

O primeiro dia de aula das Escolas Dora Abreu e Borges de Medeiros em Cachoeira do Sul contou com uma recepção diferente nesta segunda, dia 1º. Ao som de rap e Hip Hop o Dj Gordo animou a entrada dos alunos e as apresentações do Graffiteiro Matias e dos B.Boys do Stúdio D'rua.




Na escola Dora Abreu, as boas vindas ficou por conta da Diretora Jaqueline Gonçalves que apresentou as propostas de atividades para 2010. A partir do dia 06 de março, a CUFA inicia uma parceria com o projeto MESA – Mauá no Esporte Semeando o Amanhã, oferecendo oficinas culturais que serão realizadas dentro da Escola.

Fala da Diretora Jaqueline Gonçalves, com a presença da Secretária de Educação Dulce Lopes.

Durante a recepção os alunos puderam obter informações sobre as oficinas, como se inscrever e ainda participaram de uma pequena mostra das oficinas de Hip Hop.






Já na Escola Borges de Medeiros,à noite, a animação ficou por conta dos b.boys e Dj Gordo que mostraram um pouco do que é o projeto A Arte de Transformar na Cultura Hip Hop, desenvolvido dentro do programa Escola Aberta em 2009 que terá continuidade este ano.


As atividades desenvolvidas dentro das Escolas são uma forma de tornar o estudo mais interessante, fazendo com que os alunos frequentem mais e aprendam melhor. Assim, os espaços escolares são mais valorizados e preservados.

Bom ano letivo para todos!
CUFA Cachoeira do Sul
Fotos: Náthaly Weber

terça-feira, 2 de março de 2010

CUFA ganha mais computadores

A CUFA Cachoeira do Sul recebeu mais 12 microcomputadores doados pela Central de Doações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A solicitação foi feita para atender ao projeto Espaço Cultura que vai oferecer oportunidade de produzir e difundir a cultura local, trabalhando também educação e cidadania.


A CUFA ainda está à procura de parceiros para o local onde possa implantar o projeto que irá atender em média 200 pessoas entre crianças, jovens e adultos, divididos em 20 oficinas.


Aproveitamos para agradecer a empresa São João que realizou o transporte dos equipamentos de Porto Alegre a Cachoeira, prestando um serviço de qualidade e ótimo atendimento.


CUFA Cachoeira do Sul