O Encontro teve o objetivo de mostrar tudo o que está sendo feito na cidade e região por iniciativas de entidades sociais e pelos órgãos que compõem o Comitê. No evento, foram apresentados cases de atividades que contribuem para tirar as crianças das ruas através de um vídeo produzido especialmente para o Encontro.

Durante as gravações do vídeo
Na oportunidade foram abordadas as questões sobre gravidez na adolescência, onde o promotor de Justiça Wanderlei Willig, apresentou os dados que comprovam a diminuição dos casos na cidade e frisou a importância das ações preventivas que evitam outros problemas gerados pela falta de planejamento familiar, como a gravidez precoce, o abuso sexual e o aborto, “Se nós nos omitirmos cruzando os braços, vamos pagar pelas ações curativas. Temos que ajudar no lado preventivo”, completa Willig.
Promotor Wanderlei Willig (publicada JP 12/12/2009)
Durante o evento, foram apresentados os 13 projetos sociais apoiados pelo Fumdica, que este ano disponibilizou cerca de R$ 48 mil para beneficiar em torno de 1,3 mil crianças em cachoeira do Sul.
O projeto A Arte de Transformar na Cultura Hip Hop da CUFA Cachoeira do Sul, foi um dos projetos contemplados pelo Fumdica, para a capacitação de oficineiros, realizada em julho deste ano. O projeto acontece na Escola Estadual Borges de Medeiros, sábados e domingos e atende atualmente cerca de 50 crianças e adolescentes, nas atividades de Breack, graffiti, MC e basquete de rua.