terça-feira, 29 de março de 2011

Primeiro encontro do TCC reuni equipe de trabalho



No último sábado, 26, a CUFA Cachoeira do Sul e o MOCOCA reuniram parte da equipe de trabalho do TeleCentroCultural no auditório da Coriscal para apresentar o projeto e planejar suas primeiras ações.


Estiveram presentes Tayana, Coordenadora Institucional da CUFA Cachoeira e oficineira de dança de rua para meninas e Rafael, colaborador de produção. Também Maria Eduarda e Amanda da secretaria do TCC e Raquel e Lucas, professores de informática. Ainda contaremos com voluntárias para aulas de artesanato, formação social e oficineiras de reciclagem. Para falar sobre as instituições e sobre o projeto, Michelli Fernandes, Coordenadora de projetos do MOCOCA e Náthaly Weber, Coordenadora de Comunicação da CUFA RS.


Durante a reunião, foram abordados os principais objetivos do projeto que é de oferecer oportunidades aos jovens de inclusão digital e formação social, com perspectivas de geração de renda e transformação social. Paralelo a isto, também será trabalhada a educação ambiental, orientando crianças e adolescentes para a preservação e cuidado ao meio ambiente de sua comunidade.


O TeleCentroCultural será inaugurado no dia 2 de abril, próximo sábado no auditório da Coriscal, iniciando a partir da segunda-feira, dia 04, as inscrições para as aulas de informática no mesmo local. O TCC é uma parceria entre CUFA Cachoeira do Sul e Movimento Comunitário Cachoeirense - MOCOCA, com apoio da Coriscal.


Para mais informações sobre o projeto e inscrições entre em contato michellifernandesproj@hotmail.com


TCC – Construindo uma nova geração!

quinta-feira, 24 de março de 2011

A Jornada pela prevenção chega ao seu 3º dia



A Jornada Preventiva chega ao seu terceiro dia com muitas atividades, movimentando o Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina e quem passou por lá.

O projeto apoiado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, através da Campanha Crack Nem Pensar, está chamando a atenção de crianças e adolescentes de escolas públicas e todas as pessoas que passam pelo Viaduto para a importância da prevenção ao uso de drogas.


Para isto, está utilizando a cultura e os esportes, com oficinas e apresentações, mostrando que há diversos caminhos para fazer a transformação social. Também dentro da programação, estão acontecendo palestras com ativistas sociais como Manoel Soares e Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA RS e professora de teatro.


Nesses três dias de atividades, os alunos puderam participar de oficinas de Capoeira, Basquete de rua, artesanato, judô e teatro. A animação ficou por conta da Banda Hiroshima e Banda Mirim da Escola de Samba Império Serrano, de Guaíba. Nesta quinta e sexta-feira tem mais.


Confira um pouco do que já rolou. Mais fotos no perfil do orkut



















sábado, 19 de março de 2011

CUFA RS reuni jovens para uma Jornada

Entre os dias 21 e 25 de março, durante todo o dia, a CUFA RS irá reunir cerca de 800 crianças e jovens no Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina na Zona Central de Porto Alegre onde serão realizadas oficinas e outras atividades com foco na prevenção ao uso de drogas, dentro do projeto Jornada Preventiva.

A CUFA RS convidou turmas de escolas públicas e associações de toda região metropolitana para participar de uma semana inteira de oficinas e atividades desenvolvendo uma Jornada Preventiva. São esperadas também, turmas e equipes da CUFA dos municípios gaúchos Pelotas, Frederico Westphalen, Rio Grande, Montenegro, Guaíba, Eldorado, Alvorada, Canoas e Cachoeira do Sul.
A proposta surgiu durante a segunda fase da campanha Crack Nem Pensar em 2010, desenvolvida pelo Grupo RBS no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O projeto foi selecionado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho que proporcionou, através do Portal Social, que diversas entidades arrecadassem recursos para desenvolver suas ações e projetos de prevenção ao uso de drogas, em especial o crack.
A Jornada Preventiva também vai chamar atenção para o projeto Antídoto, a ser realizado no mesmo local, que vem sendo planejado junto com os parceiros Clube Internacional e Prefeitura de Porto Alegre.
Em 2010, a CUFA RS celebrou com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre uma parceria inédita no estado, que viabilizará pelos próximos anos a utilização do espaço para a criação de um centro sócio - esportivo e cultural.
Dentre as atividades previstas para a semana, estão oficinas de capoeira, basquete de rua, artesanato, judô, xadrez, graffite, dança de rua e teatro fórum desenvolvido pela Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA no Estado que também coordena o grupo de teatro Tumulto. Para complementar terão apresentações culturais dentre elas a banda Hiroshima, atual classificada para o campeonato nacional de bandas e fanfarras, promovido pela CNBF; uma esquete da Companhia de Teatro Tumulto sobre prevenção aos uso de drogas e Escola de Samba Mirim Império Serrano de Guaíba/RS.

Serviço:
O quê? Jornada Preventiva – Uma semana de atividades com foco na prevenção ao uso de drogas, em especial o crack.
Quando? Entre os dias 21 e 25 de março, durante todo o dia
Onde? Viaduto Imperatriz Dona Leopoldina na Zona Central de Porto Alegre
Custo?Negrito Gratuito

Programação:
21 de março – segunda-feira
Manhã
9h Abertura
9h10min Apresentação de capoeira
9h30min Oficina de Capoeira
10h Oficina de Basquete
10h30min Intervalo
10h45min Jogo de basquete
11h30min Encerramento Turno manhã.

Tarde
13h30min Abertura
13h45min Apresentação de Capoeira
14h15min Oficina e Artesanato
14h15min Oficina de Basquete de Rua
15h Oficina de Capoeira
15h45min Intervalo
16h Jogo de basquete
16h e 30min Encerramento

22 de março – terça-feira
Manhã
9h Abertura
9h10min Apresentação Judô
9h30min Oficina de Judô
10h Oficina de Basquete de Rua
10h30min Intervalo
10h45min Jogo de Basquete
11h30min Apresentação Banda Hiroshima
11h30min Roda de Capoeira
11h30min Judô
12h30min Encerramento turno manhã

Tarde
13h30min Abertura
14h15min Apresentação de Judô
14h15min Oficina de Artesanato
14h15min Oficina de Basquete de Rua
15h Oficina de Artesanato

23 de março – quarta-feira
Manhã
9h Abertura
9h15min Oficina de Basquete de rua
9h15min Oficina de Teatro Foro
10h Oficina de Teatro
10h45min Intervalo
11h Jogo de basquete AXB
11h30min Encerramento

Tarde
13h30min Abertura
13h45min Oficina de Basquete
14h Oficina de Artesanato
15h Intervalo
15h15min Teatro Foro
16h Jogo de Basquete
16h 30min Enceramento

24 de março – quinta-feira
Manhã
9h Abertura
9h15min Teatro Foro
9h15min Basquete de Rua
10h Teatro Foro
10h 45min Intervalo
11h Jogo de Basquete

Tarde
13h30min Abertura
13h45min Basquete
14h30min Artesanato
15h10min Intervalo
15h 25min Teatro Foro
16h Jogos de Basquete

25 de março – sexta-feira
Manhã
9h Abertura
9h15min Oficina Teatro Foro
9h15min Oficina de Artesanato
10h15min Intervalo
10h20min Oficina de Basquete
10h20min Oficina de Teatro Foro
11h Jogos de Basquete
11h30min Encerramento.

Tarde
13h30min Abertura
13h45min Apresentação do Trabalho de Xadrez
14h Apresentação de Teatro
14h30min Xadrez
14h30min Oficina de Teatro foro
15h Intervalo
15h15min Oficina de Basquete de Rua
15h15min Oficina de Teatro Foro
15h15min Oficina de Xadrez
16h Jogos de Basquete

CUFA RS