segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Para tirar dúvidas use o VIVA VOZ

Com a proposta de esclarecer e orientar sobre o uso indevido de drogas, foi criado em 2005 o serviço telefônico VIVA VOZ. Gratuito e anônimo, ele funciona das 8hs às 24hs de segunda a sexta-feira e tem como parceiros a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

O VIVAVOZ está aberto à população em geral, e é especializado, entre outras coisas, em prestar informações e orientações sobre drogas; oferecer apoio gratuito para familiares e/ou usuários de drogas; informar locais de tratamento e orientar a população quanto às possíveis formas de prevenção e tratamento.

Por suas características, o VIVAVOZ, viabiliza acesso telefônico a um serviço especializado em todo território nacional. Conta com uma equipe técnico-administrativa, consultores (acadêmicos em formação de nível superior na área da saúde e educação, treinados para esta função), além de profissionais mestres e doutores da área da saúde, atuando como supervisores, consultores regionais e coordenadores, evidenciando uma forma alternativa de assistência para suprir as necessidades de quem busca a informação, sendo comprovada sua eficácia na cessação do uso de drogas.

A CUFA RS estará disponibilizando materiais informativos sobre o VIVA VOZ nas palestras e ações junto às comunidades como mais uma ferramenta de prevenção e enfrentamento ao uso abusivo de drogas.

Para acessar o serviço ligue 0800-510.0015

Workshop de Tambor de Crioula

Nathaly Weber, Coordenadora de Comunicação e "coreira", como são chamadas as mulheres que dançam tambor.

Durante o mês de comemorações da Consciência Negra, a CUFA RS estará realizando diversas atividades em todo o Estado fortalecendo e difundindo a cultura e a história africana e afro brasileira.

Artesanatos e livros sobre a história do Tambor de Crioula.

Uma das atividades realizadas foi o workshop de Tambor de Crioula, uma dança afro típica do Maranhão que retrata a luta e a beleza da história dos afro descendentes maranhenses, desenvolvida pela Coordenadora de Comunicação da CUFA Rio Grande do Sul, a maranhense Náthaly Weber.

"O intercâmbio entre as diferentes expressões da cultura africana e afrodescendente no Brasil é muito importante para fortalecer as nossas identidades e perceber os aspectos comuns que ligam todos os brasileiros", enfatiza Náthaly Weber.


O Workshop aconteceu nesse último dia 18 na Escola e Faculdade QI e faz parte da programação do Projeto: Correios Negro IV, que tem como tema principal o centenário da Revolta de Chibata (1910-2010).


Nathaly Weber (CUFA) e Patrícia Brito (Coordenadora de Produção do Projeto Correios Negro IV)


Texto: CUFA RS
Foto: William Rodrigues

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CUFA promove intercâmbio cultural

CUFA RS promove intercâmbio através dos Correios Negro IV


Durante a Semana da Consciência Negra, a CUFA RS estará realizando diversas atividades em todo o Estado fortalecendo e difundindo a cultura e a história africana e afro brasileira.
Uma das atividades é o workshop de Tambor de Crioula, uma dança afro típica do Maranhão que retrata a luta e a beleza da história dos afro descendentes maranhenses,
desenvolvida pela Coordenadora de Comunicação da CUFA Rio Grande do Sul, a maranhense Náthaly Weber.
Morando há três anos no Rio Grande do Sul, a “coreira” como são chamadas as mulheres que dançam o tambor, iniciou o trabalho de intercâmbio já no primeiro ano de sua chegada, a convite da Escola Municipal Dora Abreu, em Cachoeira do Sul.
No início foi apenas uma demonstração para os alunos. Com a repercussão e o interesse de outras instituições, hoje o workshop aborda um pouco da história da dança e suas características, encerrando a apresentação chamando os presentes para entrar na roda.
Dentro da programação do Correios Negro IV, o workshop será no próximo dia 18, às 10hs na Escola e Faculdade QI. Já no dia 19, a atividade será no 8º Encontro Universitário de Negros e Negras da Universidade de Santa Cruz - UNISC.

Correios Negro IV

Desde o dia 03 de novembro até o dia 15 de dezembro os Correios estão com uma extensa programação em celebração ao Centenário de João Cândido e a Revolta da Chibata, dentro do mês da Consciência Negra.
O Projeto “CORREIOS NEGRO” é um evento cultural, social e multiplicador. Criado pelo CONCOR – Coletivo de Negros Empregados dos Correios, nasceu com o intuito de dar visibilidade às questões étnico-racial de um determinado grupo e logo se transformou em ação prática, incluindo a participação da comunidade, principalmente negra, como um todo.
Hoje em sua quarta edição o projeto Correios Negro está dividido por eixos temáticos, tendo como tema o centenário do Almirante Negro – “JOÃO CÂNDIDO – CENTENÁRIO DA REVOLTA DA CHIBATA”. Serão 30 dias de atividades ininterruptas onde práticas cotidianas darão espaço para a discussão do tema. Finalizando, nesta edição será lançado o I Concurso de Redação Correios Negro cujo intuito é incentivar a produção textual de alunos do ensino fundamental e médio para que os mesmos, possam escrever sobre fatos de nossa história e nossos personagens.

Participe dessa grande celebração e reconhecimento à história da formação do nosso país.
CUFA RS
Foto: Rafael Bavaresco

domingo, 14 de novembro de 2010

Cultura de rua fecha o Viradão em Cachoeira

A 2º Edição do Battle City – Batalha de B.boys – fez o encerramento do Viradão Esportivo 2010 em Cachoeira do Sul. Jovens de Porto Alegre, Gravataí, Santa Cruz e Candelária vieram para participar da batalha e contribuíram para um show de dança de rua na tarde desse domingo, dia 14.

Junto com os B.Boys estavam também o DJ Gordo, com uma trilha sonora especial, o graffiteiro Matias Streb, que deixou sua mensagem de despedida na rampa que será reformada e ampliada em 2011, e os bikers e skatistas fazendo a jam “adeus pista velha” trazendo competidores da região como Cachoeirinha que aproveitaram para divulgar o II Campeonato BMX freestyle que acontece no próximo dia 21 naquela cidade.

Tudo começou com a apresentação do grupo Coração Urbano de Santa Cruz, fazendo a abertura do Battle City. A batalha contou com cerca de dez competidores e premiou os b.boys nas categorias mirim, adulto e revelação. Os jurados foram MC Mano, um dos pioneiros da dança de rua em Cachoeira do Sul e os representantes do grupo Restinga Crew de Porto Alegre, Juquinha e Julinho que também fizeram uma oficina de dança de rua com os presentes.


Já a Jam dos bikers e skatistas premiou as manobras mais radicais, reunindo campeões de BMX freestyle. O organizador da atividade Rafael, da loja Ciclo Bikes, agitou a garotada e lembrou a importância de se ter uma rampa profissional e com estrutura para realizar torneios e campeonatos internacionais, “com a nova rampa, a cidade como um todo será beneficiada, trazendo mais investimentos e estimulando o turismo” comentou Rafael.


Às 18hs foi encerrado oficialmente o Viradão Esportivo 2010 em todo o país simultaneamente. Em Cachoeira do Sul a CUFA fez seu encerramento agradecendo a todos que aproveitaram a maratona de atividades esportivas para se divertir, integrando as culturas de rua e fortalecendo o esporte como ferramenta de inclusão e cidadania.



A CUFA Cachoeira do Sul agradece os parceiros e apoiadores que fizeram deste Viradão um sucesso. São eles Severo Motores, Líder Tratores, Câmara de Vereadores, Ciclo Bikes, SESC/Mesa Brasil, ACCE, Brigada Militar, Ponto Frango, Secco Tattoo, Escolas Dora Abreu e Bairro Carvalho.

Até 2011, para o próximo Viradão Esportivo!

sábado, 13 de novembro de 2010

Começa o Viradão Esportivo 2010


Às nove horas da manhã deste sábado, 13 de novembro, teve início a maratona de 33 horas de atividades esportivas promovida pela CUFA em parceria com a TV Globo em todo o Brasil, o Viradão Esportivo 2010.

Em Cachoeira do Sul, a abertura foi com a I Rústica Viradão, realizada pela CUFA e Escola Dora Abreu, e recebeu crianças e adolescentes participantes de projetos sociais como o Resgate da própria Escola, Espaço da Cultura da CUFA, Acce e Projeto Piá.

Inscrições com a Professora Luciana e largada da rústica





Cerca de 30 participantes se dividiram em duas categorias por idade, sendo a primeira de 06 a 12 anos e a segunda de 13 a 17 anos. Os vencedores da Categoria I masculino foram Maurício Pereira (1º lugar); Carlos Alexandre Santos (2º lugar) e Mateus Nascimento da Silva (3º lugar). E no feminino Bianca dos Santos Brito (1º Lugar); Cristiéli Morais Fernandes (2º lugar) e Larissa Brito Freitas (3º lugar).

Já na Categoria II masculino, os vencedores foram William Augusto de Brito (1º lugar); João Paulo da Silva Merques (2º lugar) e Cristian Valentim Moreira (3º lugar). No feminino foram Miriele Aparecida Noronha (1º lugar); Juliana Brito Madruga (2º lugar) e Ana Júlia Rodrigues (3º lugar).

Os vencedores e a hora do descanso










A Brigada Militar acompanhou e deu suporte à prova cujo percurso foi uma volta pelo bairro Cristo Rei, circulando o Parque da Fenarroz. A I Rústica Viradão também contou com o suporte técnico dos professores Linhares (Projeto Piá) e Luciana (Dora Abreu) que já vem preparando futuros atletas profissionais nas escolas e em projetos sociais na cidade.

Ao final da Rústica, houve a integração de todos os participantes e familiares presentes durante o lanche que teve apoio do SESC/Mesa Brasil e Associação Cachoeirense de Canoagem e Ecologia. A parceria CUFA, Dora Abreu e Projeto Piá, já confirmou a realização da II Rústica Viradão para 2011.

E o Viradão Esportivo ainda continua. Em todos os Estados brasileiros as atividades, campeonatos e torneios vão se estender pela noite e madrugada fechando a programação de 33 horas consecutivas até as 18hs do domingo, dia 14.

Em Cachoeira do Sul, o fechamento será com o último evento na rampa da Praça José Bonifácio antes de sua reforma. A partir das 14hs do domingo, B.boys, bikers, skatistas e amantes do futebol freestyle vão se reunir na rampa para uma grande festa de despedida, com muita dança de rua e manobras radicais.

Venha se movimentar e se divertir no Viradão Esportivo 2010. E lembre-se, o Viradão também Educa.

CUFA Cachoeira do Sul

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Cachoeira do Sul dentro do Viradão Esportivo 2010

Pelo segundo ano a CUFA Cachoeira do Sul estará realizando, nos dias 13 e 14 de novembro, atividades integrando a programação nacional do Viradão Esportivo.

O evento promovido pela entidade em todo país e parceiros, reuni durante dois dias, em 33 horas consecutivas, atletas profissionais e praticantes de diversas modalidades esportivas e culturais em todos os Estados brasileiros.

Em 2009, foram mais de doze milhões de pessoas envolvidas entre atletas e espectadores, em vinte e nove mil atividades espalhadas por todo o país. Mais de 40 entidades aderiram à essa mobilização, cadastrando seus eventos ou participando dos eventos realizados pela CUFA.

Este ano o Viradão tem como tema a Educação e estão sendo convidados clubes, escolas, instituições e grupos que queiram integrar suas atividades ou participar das atividades já cadastradas para que o objetivo de estimular e fomentar a prática do esporte, como ferramenta de inclusão e cidadania seja alcançado e multiplicado.


Programação Viradão Esportivo 2010 em Cachoeira do Sul

- Dia 13, 9hs Rústica na Escola Municipal Dora Abreu
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos poderão participar da Rústica Viradão, integrando os projetos sociais da Escola, da CUFA e da Associação de Canoagem. As inscrições podem ser feitas na Escola Dora Abreu até o sábado antes da rústica. Para repor as energias da criançada, será oferecido um lanche através da parceria com a Acce e Mesa Brasil.

- Dia 14, 14hs Battle City 2º Edição
A Rampa de esportes da Praça José Bonifácio será reformada e ampliada e, para se despedir em grande estilo, o Viradão Esportivo 2010 vai levar toda a galera dos esportes e da cultura de rua para uma grande festa.
O Battle City 2º Edição vai receber b.boys de Santa Cruz e Porto Alegre para um workshop sobre dança de rua e para uma batalha para ver quem é o melhor b.boy de Cachoeira e da região. O workshop vai acontecer às 9hs na Escola Estadual Bairro Carvalho e é aberto ao público.

B.Boy Matias treinando para o Battle City

Já os bikers vão “brincar” na rampa com os atuais campeões da cidade, trazendo ainda, jovens de Cachoeirinha, vindos do campeonato que aconteceu recentemente naquela cidade e ainda jovens de Santa Cruz e Santa Maria. Os skatistas também estarão presentes fazendo suas manobras.
Outro desafio será o de embaixadinha. O jovem cachoeirense Gadiego está desafiando quem acha que faz mais embaixadas que ele. Será um show de freestyle de futebol.

Gadiego e o jornalista Rafael Bavaresco, na produção de um vídeo promocional sobre seu talento com a bola.

Para animar a turma toda, o graffiteiro Matias Streb fará uma arte de despedida da rampa e quem quiser deixar seu nome também pode chegar. Fazendo uma participação especial, o DJ Gordo estará responsável pela trilha sonora. Para presentear o público, teremos ainda sorteios de brindes como um piersing feminino, cortesia do parceiro Secco Tatto. A C&A Moda Jovem também estará no evento junto com a galera.

Toda essa movimentação está contando com o apoio da Líder Tratores, Severo Motores, Câmara de Vereadores, Ponto Frango, Ciclo Bike, Brigada Militar, Escolas Dora Abreu e Carvalho e Associação Cachoeirense de Canoagem e Ecologia.
Acompanhe e participe, venha se movimentar no Viradão Esportivo 2010. Saiba mais sobre o evento e a programação completa em todo país no site www.viradaoesportivo.com.br.

CUFA Cachoeira do Sul.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Espaço da Cultura em festa no Dia da Favela

Uma tarde de brincadeiras marcou o Dia da Favela ontem, dia 04, na Escola Municipal Dora Abreu. Dentro do Projeto Espaço da Cultura na Escola, a CUFA Cachoeira do Sul realizou oficina de perna de pau, pintura de rosto e muita brincadeira com os alunos da escola.

Durante a atividade, foi exibido o vídeo multimídia, produzido pela turma de áudio visual do Projeto, feito durante um passeio pelos bairros Cristo Rei e Carvalho. Foi a primeira experiência dos adolescentes com fotografia e vídeo, onde eles participaram ativamente de todo o processo de pesquisa, roteiro e escolha dos personagens. Representantes da Secretaria Municipal de Educação – SMED, estiveram presentes e se surpreenderam com o trabalho dos alunos.

Para completar a festa, sorteio de brindes para a turminha da escola, oferecidos pelos apoiadores Oba Oba Utilidades, Revistaria Nascente, Dona do Lar e Ponto Frango.

Mesmo sendo uma atividade com crianças e adolescentes, o Dia da Favela pode ser discutido e seu objetivo de integrar a comunidade e fortalecer suas relações para ir em busca de melhoras foi alcançado. Os alunos puderam ter, através do vídeo, um outro olhar sobre suas realidades.

A CUFA Cachoeira do Sul vai continuar trabalhando para que as pessoas possam ter esse olhar mais humano e crítico, transformando, assim, suas reallidades.
Fotos: Núcleo de Áudio Visual/Projeto Espaço da Cultura na Escola
CUFA Cachoeira do Sul