sábado, 30 de outubro de 2010

Dia da Favela marca os 10 anos da CUFA

Em todo o Brasil, no dia 04 de novembro, a CUFA estará comemorando seus 10 anos de trabalho. Data essa, que se tornou significativa para diversas favelas, sendo conhecida desde 2005 como o Dia da Favela.

Além de ser um marco para a possibilidade de um novo olhar sobre esses lugares, a comemoração do Dia da Favela resgata a auto-estima e a cidadania das pessoas que residem nessas comunidades.

A Central Única das Favelas, representante legítima dessa parcela da população, deseja contribuir com a valorização e o ressignificado desses territórios iniciando uma campanha junto às Instituições Públicas, Privadas, Terceiro Setor e Líderes Comunitários entre outros à contribuição e difusão do Dia da Favela.

A instituição e celebração deste dia objetiva a quebra de certos paradigmas e, sobretudo apresentar a todos o pólo sócio-cultural e o poder criativo e inovador existente dentro desses espaços.

Por isso, a CUFA Cachoeira do Sul promoverá, no dia 04 de novembro a partir das 14hs, a I Feirinha da Comunidade em parceria com a Escola Municipal Dora Abreu, onde vamos reunir produtos e serviços produzidos pelos moradores dos bairros Cristo Rei e Carvalho, com o objetivo de valorizar e estimular o protagonismo e empreendedorismo de todos os que, de alguma forma, contribuem para o melhor desenvolvimento das comunidades.

E, para comemorar os 10 anos da CUFA no Brasil, muita música e atividades para as crianças como oficina de perna de pau, brinquedoteca com pintura de rosto, sorteio de brindes, brincadeiras e hora do conto.

Ainda na programação da tarde, a turma da oficina de áudio visual do Projeto Espaço da Cultura na Escola vai apresentar o vídeo produzido por eles, durante um passeio pelos bairros Cristo Rei e Carvalho. É a primeira produção da turma, alunos da Escola Dora Abreu, que estão experimentando um outro olhar sobre suas realidades.

Apoiando essa grande festa estão os parceiros Oba Oba Utilidades, Revistaria Nascente e Dona do Lar que doaram os brindes que serão dados às crianças que participarão das brincadeiras. E, ainda, o Ponto Frango e Escola Dora Abreu que estão juntos produzindo este evento.

Participe você também, venha conhecer tudo o que tem de bom nas periferias!
CUFA Cachoeira do Sul
Saiba mais sobre a celebração do Dia da Favela em todo o Brasil
http://www.diadafavela.com.br/in.php?id=principal

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CUFA Cachoeira do Sul comemora o Dia da Favela


Em 04 de novembro de 2006 o Rio de Janeiro teve a honra de celebrar pela primeira vez o Dia da Favela, lei que teve sua campanha idealizada pela CUFA, iniciada em 02 de Março e encerrada dia 09 de Agosto de 2005, colhendo no período mais de um milhão de assinaturas em todo o Brasil. A criação deste dia teve como foco principal a exaltação da cidadania das pessoas que nesses locais residem.

Entendemos que uma data de comemoração seria um símbolo de resgate e de celebração de várias culturas que ali se manifestam e que precisam ser reconhecidas.

Chegamos a data de 04 de Novembro através de pesquisas que concluem que entre tantas datas significativas, foi em 04 de Novembro de 1190 que o estado formal, na pessoa de um delegado da 10ª circunscrição dialogou com o chefe da polícia da época - Dr. Enéas Galvão - sobre uma favela, nesse caso o Morro da Providência, a primeira favela do Brasil.

Na carta encaminhada ao prefeito do Rio de Janeiro, tanto a área geográfica, quanto a comunidade nela instalada são tratadas como problema social, sanitário, policial e até mesmo moral. Daí a iniciativa de criar este dia: para lembrar a influência da cultura oriunda desses bolsões de pobreza na cultura do próprio país, para promover a transformação do estigma em carisma, para preencher de positividade o significado da palavra favela e seus sinônimos e preencher de possibilidades a auto-estima dessa população.

É mostrar aos cidadãos de todas as esferas que a favela não é sinônimo de violência e tristeza, mas que as favelas são grandes espaços de grandes expressões e de muitas histórias de superação.

I Feirinha da Comunidade

Em Cachoeira do Sul, a CUFA, em parceria com a Escola Municipal Dora Abreu, vai realizar a primeira Feirinha da Comunidade, onde moradores dos Bairros Cristo Rei e Carvalho irão expor e comercializar produtos e serviços produzidos dentro dessas comunidades como pães, cucas, artesanato entre outros.

Também dentro da programação do Dia da Favela, alunos da primeira turma de áudio visual do Projeto Espaço da Cultura na Escola, o Núcleo de Áudio Visual 'Nóis do Dora', irá apresentar o vídeo experimental que eles estão produzindo nas oficinas. O vídeo traz imagens, fotos e entrevistas com moradores dos bairros Cristo Rei e Carvalho e mostra o olhar das crianças e adolescentes sobre sua comunidade.

Ao todo são oito alunos que fizeram pesquisas, definiram as equipes, roteiro e estão fazendo “passeios fotográficos” pelos dois bairros. A edição e montagem vai ficar por conta do voluntário da CUFA, o Jornalista Rafael Bavaresco, que também vai ser orientador da garotada no segundo módulo da oficina, em 2011.

A programação completa ainda não está fechada e promete muita alegria e informação. Oficina de perna de pau, pintura de rosto, música, sorteio de brindes e brincadeiras vão rechear a tarde do dia 04 de novembro na Escola Dora Abreu a partir das 14hs. Tudo isso com o apoio do Ponto do Frango, mais novo parceiro da CUFA na cidade.

Participe dessa celebração e contribua para que esses espaços possam ser vistos com um olhar mais humano e sem preconceitos. Dessa forma, as pessoas poderão ter mais possibilidades de transformar suas realidades de forma positiva, deixando de ser FAVELAS.

CUFA Cachoeira do Sul

Cachoeira do Sul dentro do Viradão Esportivo 2010

Pelo segundo ano Cachoeira do Sul estará realizando nos dias 13 e 14 de novembro, atividades integrando a programação nacional do Viradão Esportivo.

O evento promovido pela Central Única das Favelas – CUFA e parceiros, reuni durante dois dias, em 33 horas consecutivas, atletas profissionais e praticantes de diversas modalidades esportivas e culturais em todos os Estados brasileiros.

Em 2009, foram mais de doze milhões de pessoas envolvidas entre atletas e espectadores, em vinte e nove mil atividades espalhadas por todo o país. Mais de 40 entidades aderiram à essa mobilização, cadastrando seus eventos ou participando dos eventos realizados pela CUFA.

Este ano o Viradão tem como tema a Educação e a CUFA Cachoeira do Sul já definiu sua programação em parceria com as Escolas Dora Abreu e Carvalho.

No dia 13, às 9hs, a abertura será na Escola Municipal Dora Abreu com a Rústica Viradão e diversas atividades educativas dentro da escola. A rústica é aberta a todos que queiram se inscrever com idade entre 06 e 17 anos. As inscrições estão abertas até o dia 05 de novembro e podem ser feitas na escola.

Já no dia 14, às 14hs, a cultura de rua se reuni na rampa da Praça José Bonifácio com B.boys, B.girls, Bikers, Skatistas, graffiteiros e MC's mostrando que esporte e cultura andam lado a lado. Durante a tarde, será realizada a 2º Edição do Battle City – batalha entre B.boys, B.girls para provar quem é o melhor na dança de rua – demonstrações com os melhores bikers da cidade e região e skatistas fazendo também suas manobras. As inscrições para a batalha podem ser feitas com o Coordenador do Núcleo de Hip Hop da CUFA, Rodrigo Gonçalves.

Animando o público, os MC's vão mandar seu recado e o graffiteiro Matias Streb fará uma arte especial para a despedida da rampa que será reformada em breve onde, a partir de sua ampliação, a cidade poderá receber e produzir os grandes campeonatos de bike e skate que circulam por todo o Estado do Rio Grande do Sul, atraindo turistas e novos investimentos nos esportes radicais.

Para saber mais sobre o Viradão Esportivo 2010 acesse o site www.viradaoesportivo.com.br e cadastre seu evento ou acompanhe as atividades previstas em Cachoeira do Sul.

O Viradão Esportivo está integrando também a programação do Novembro Cultural do Núcleo Municipal de Cultura e conta com as parcerias já confirmadas da Ciclo Bikes, Ponto do Frango, Escola Dora Abreu, Escola Carvalho, Mesa Brasil/SESC e Líder Tratores. A CUFA está buscando mais parceiros e estimulando a todos para que pratiquem atividades esportivas e busquem sua qualidade de vida.

CUFA Cachoeira do Sul

Espaço da Cultura em passeio fotográfico

Foto: Carol
Iniciadas neste mês de outubro, as oficinas de áudio visual do Projeto Espaço da Cultura na Escola, desenvolvido na Escola Municipal Dora Abreu em Cachoeira do Sul, promoveu ontem, dia 21, seu primeiro passeio fotográfico com os alunos.

A turma está preparando um vídeo multimídia experimental sobre suas comunidades, Cristo Rei e Carvalho, para ser exibido no Dia da Favela, dia 04 de novembro, em evento aberto à todos os moradores. A proposta é integrar a comunidade, mostrando um pouco do que é produzido e trabalhado pelos próprios moradores.

A orientadora da oficina, Náthaly Weber, vem trabalhando com os alunos além de técnicas de fotografia, vídeo e produção de multimídia, os conceitos e pré- conceitos sobre o termo Favela e como resignificar esse espaço através da arte e da construção de cidadania.


Montagem do roteiro e definição das equipes

Todo o processo de escolha do roteiro, personagens, locais, enfim, desde a pesquisa até a execução está sendo feito pelos alunos, durante as oficinas. Para o passeio fotográfico, contamos com a parceria do Fotojornalista Rafael Bavaresco, voluntário na CUFA Cachoeira do Sul, que registrou tudo e vai fazer a edição e montagem do vídeo. Ele também será orientador da oficina no segundo módulo, em 2011, nas aulas de edição e montagem de vídeo e multimídia e photoshop.

No próximo sábado, dia 23, terá outro passeio com a segunda equipe, onde os alunos também farão entrevistas com moradores que sejam referência para a comunidade. A primeira equipe contou com a Rafaela, Ezequiel e Carol. Confiram algumas fotos.

Foto: Ezequiel


Foto: Rafaela

Foto: Carol

Foto: Carol

Foto: Rafaela

CUFA Cachoeira do Sul

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Viradão Esportivo 2010

Nesse ano o Viradão também é educação!

A CUFA com o objetivo de estimular a prática do ESPORTE E CIDADANIA por meio das suas parcerias atingiu todo Brasil. Um grande número de atletas, praticantes ou não de atividades esportivas, cidadãos que puderam exercer sua cidadania em 33 horas ininterruptas da construção de uma grande rede social esportiva. Dessa forma, reafirmando a importância do exercício da cidadania por meio do esporte brasileiro.

Este ano, o Viradão Esportivo acontece nos dias 13 e 14 de novembro. O tema é a Educação. Depois da Família, tema do evento em 2009, a Educação é o que mais aproxima as pessoas da sociedade é a educação. É através dela que conseguimos construir uma coletividade mais justa e igualitária. Pela Educação, podemos evitar guerras, enfrentar as desigualdades. Pela Educação, somos capazes de quebras paradigmas e de criar novos conceitos.

O evento acontecerá das 9h do dia 13 de novembro às 18h do dia seguinte, simultaneamente, em diversas cidades brasileiras e trará um cardápio diversificado de atividades e eventos esportivos, desde os mais clássicos aos mais atípicos. Será incorporada à programação oficial do evento toda e qualquer iniciativa/modalidade esportiva que tiver interesse em participar. Representantes de instituições, clubes, escolas e todos os interessados podem se cadastrar pela internet no site www.viradaoesportivo.com.br

No Rio Grande do Sul, todas as bases da CUFA vão integrar as atividades do Viradão Esportivo e vão mostrar que o esporte é uma ferramenta de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida, respeitando a identidade de cada região.

O lançamento oficial do Viradão Esportivo 2010 está previsto para o dia 19 de outubro, em um evento no Espaço Criança Esperança, no Cantagalo/RJ.

Participe você também. Cadastre seu evento ou compareça em um dos locais de atividades em sua cidade. Para mais informações entre em contato pelo e-mail cufa4@portoweb.com.br .

CUFA RS

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Projeto Atuação no Minuto Criança Esperança

Projeto da Cufa do Rio Grande do Sul promove a inserção social por meio da cultura.

O terceiro filme do Minuto Criança Esperança, série que está sendo exibida desde o dia 8 de setembro, já está no ar. Desta vez, o projeto escolhido foi o Atuação, desenvolvido em Porto Alegre pela Cufa do Rio Grande do Sul.

João Pedro, de 10 anos, é um dos beneficiados pelo projeto. Ele faz aulas de teatro, música e inglês. E através delas, além do conteúdo, crianças e jovens se tornam mais responsáveis, desenvolvem a concentração e passam a ter novas perspectivas: “o meu sonho é ser um grande ator”, revela João Pedro.

Até início de julho de 2011, você poderá conhecer o trabalho realizado em dez projetos apoiados pelo Criança Esperança em todo o Brasil. São depoimentos de crianças beneficiadas, de professores e de coordenadores em filmes de um minuto de duração, exibidos nos intervalos do Jornal Hoje (às segundas) e do Bom Dia Brasil (às quartas).

O Minuto Criança Esperança é veiculado desde 2006, como forma de agradecimento e prestação de contas do dinheiro arrecadado pela campanha. Através dele, os doadores conhecem um pouco do trabalho de cada projeto e de que forma a ajuda recebida atua na transformação da vida destas crianças e jovens.

Você pode continuar doando durante o ano todo nas casas lotéricas, nas máquinas portáteis da rede Trel, em estabelecimentos comerciais em todo o Brasil, e no site do Criança Esperança: www.criancaesperanca.com.br.




CUFA RS

Projetos da CUFA se preparam para novembro.

Diversas atividades culturais e esportivas prometem movimentar o mês de novembro em Cachoeira do Sul.

Para começar, o Dia da Favela, dia 04 de novembro, que tem como foco principal a exaltação da cidadania das pessoas que nesses locais residem. Entendemos que uma data de comemoração seria um símbolo de resgate e de celebração de várias culturas que ali se manifestam e que precisam ser reconhecidas.

Em 2006 o Rio de Janeiro teve a honra de celebrar pela primeira vez o Dia da Favela, lei que teve sua campanha, idealizada pela CUFA, iniciada em 02 de Março e encerrada dia 09 de Agosto de 2005, colhendo no período mais de um milhão de assinaturas. Em 2010, já temos outras cidades onde também foi criada a lei e irão comemorar pela primeira vez a data e outras cidades em que o Dia da Favela está em processo de criação mas, que também irão participar dessa comemoração nacional.

Em Cachoeira do Sul, a CUFA irá realizar uma atividade sócio-educativa na Escola Dora Abreu, apresentando um vídeo que será produzido pelos alunos durante as oficinas de áudio visual que iniciaram na última terça-feira, dia 05. A proposta é que eles possam mostrar o que eles fazem de bom em suas comunidades e as pessoas que são, para eles, referência e que contribuem de alguma forma para a melhoria de todo o bairro.

Alunos da oficina de áudio visual

Para completar a atividade, toda a comunidade será convidada para assistir à exibição, degustar um lanche especial e trazer para a escola uma mostra de tudo o que é produzido dentro dos bairros Cristo Rei e Carvalho.

Outro projeto da CUFA que será realizado em todo o Brasil simultaneamente durante 33 horas é o Viradão Esportivo. Nos dias 13 e 14 de novembro, milhares de atletas profissionais e toda a população será convidada a se movimentar em prol do fortalecimento das práticas esportivas. Este ano, o tema é Educação e, por isso mesmo, a CUFA Cachoeira do Sul irá focar suas atividades nas escolas.


Atividades do Viradão Esportivo de 2009
A programação já está sendo montada e vai contar com rústica, torneio de futsal, volei, capoeira, ginástica para adultos, basquete, entre outras atividades. Também será realizada a segunda edição da Batalha de B.Boys do projeto A Arte de Transformar na Cultura Hip Hop. Diversos parceiros estão sendo convidados, como o programa Escola Aberta para a Cidadania, para fazer do Viradão um grande evento pelo esporte e pela educação.

Batalha de B.Boy na Escola Aberta do Borges de Medeiros em 2009

Fechando o mês teremos a Semana da Consciência Negra, onde iremos participar da programação da Escola Municipal Dora Abreu, que realiza a mais de vinte anos atividades que valorizam a cultura africana e afro brasileira, com o lançamento do Documentário “Se não, me falha a memória” do Jornalista Rafael Bavaresco em parceria com a CUFA Cachoeira do Sul, dentre outras atividades culturais e e educativas como palestras e workshop.

A programação completa de todos os eventos e ações estarão disponíveis em nosso blog e no site na CUFA RS até o final do mês de outubro. Participe!

Para conhecer mais sobre todos esses projetos acesse nossos sites:
Viradão Esportivo http://www.viradaoesportivo.com.br/2010/in.php?id=principal
CUFA RS http://www.cufars.org.br/novo/index.php
CUFA Brasil http://www.cufa.org.br/


CUFA Cachoeira do Sul
Fotos de arquivo de Rafael Bavaresco e alunos da oficina de áudio visual

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Novas oficinas no Espaço da Cultura na Escola

O mês de outubro começou com novidades no projeto Espaço da Cultura na Escola, desenvolvido na Escola Municipal Dora Abreu.


Primeira aula de áudio visual no Espaço da Cultura


Nesta terça, dia 05, teve início a oficina de audio visual onde os alunos irão aprender, na prática e com orientações teóricas, um pouco da arte de fotografar e produzir vídeos e multimídias. No segundo módulo da oficina, em 2011, os adolescentes terão curso básico de photoshop e edição de vídeo.

Algumas fotos tiradas pelos alunos









Também inicia este mês, a oficina de perna de pau, como introdução ao trabalho de teatro de rua, ensinando desde a montagem da perna até o desafio de se equilibrar nela. As duas oficinas acontecem terças e quintas, 16hs na Escola no contra turno escolar.

Já nos sábados, a sessão de cinema traz filmes indicados pelos alunos, acompanhado de pipoca e muita animação. O brechó da CUFA também estará aberto à comunidade todas as semanas.

Outra ação da CUFA na escola é a retomada do grupo de meninas que participavam do projeto Assunto de Meninas desenvolvido pela Escola Dora Abreu. Através do Núcleo Maria Maria, as meninas voltarão a discutir assuntos importantes, receber palestras e desenvolver atividades de teatro, oficinas de artesanato entre outras coisas.

A CUFA vem buscando mais parceiros e planejando muitas ações na Escola, se aproximando cada vez mais da comunidade que participa e apoia nossos projetos.
Conheça você também!
CUFA Cachoeira do Sul