quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Começa o "Música sim crack,nem pensar"

Projeto "Música, sim! Crack, Nem Pensar" reúne bandas na luta contra as drogas


Bandas reunidas contra o crack

A campanha "Crack, nem pensar", iniciativa do Grupo RBS, tem mais um parceiro na luta contra essa droga. O pessoal do Conexão Bandas (www.conexaobandas.com.br) está desenvolvendo um grande projeto (Música sim! Crack, nem pensar.)envolvendo música e jovens. Oito bandas foram convidadas para passar por seis escolas de Porto Alegre, tocar algumas músicas, conversar com a galera e promover essa campanha que a RBS lançou, abraçou e que tem ajudado muitas pessoas a não entrarem neste caminho.



Apresentação das bandas


Conversa com Manoel Soares

Na abertura da ação, dia 23, após a apresentação das bandas Doom Freak e Double Face, Manoel Soares conversou sobre o uso de drogas, através de bate-papo com cerca de 500 estudantes do colégio Japão. As apresentações foram apenas uma prévia do grande final, um show com todas as bandas participantes e que vai reverter toda a renda arrecadada para a instituição CUFA (Central Única das Favelas - Porto Alegre).

Essa apresentação ocorre no dia 24 de setembro, no Leblon 400 Bar, na Avenida Eduardo Prado, 1651, Ipanema, Porto Alegre mas, até lá mais cinco prévias vão rolar em outras escolas. O projeto conta com apresentações das bandas: Doom Freak, Caihro, Landor, Axis, Bullet, Newtape, Dekalc e Double Face. O Grupo Oba, que acabou de chegar na capital também apóia esta iniciativa.

Confiram a tabela com as datas dos próximos shows:
27/08 - 10h00: Dekalc e Doom Freak (Escola Rosário)
01/09 - 10h30: Double Face (Escola Dom Diogo)
09/09 - 10h30: Caihro e NewTape (Escola Padre Rambo)
09/09 - 16h00: Axis e Landor (Escola Padre Rambo)
10/09 - 10h20/16h00/19h00: Doom Freak e Bullet (Escola Ana Nery)

Fonte Relacionada: clicRBS


Capacitação na Capital

CUFA RS realiza capacitação para oficineiros gaúchos da cultura hip hop.



A CUFA RS se reuniu hoje no Sindicato dos Bancários em Porto Alegre para realizar uma capacitação social com oficineiros na área do hip hop. No próximo dia 30/08 inicia o Projeto HipHop nas Comunidades em parceria com a SEDAC e o PPV - Programa de Prevenção a Violência do Rio Grande do Sul





Estiveram presentes na reunião oficineiros do Hip Hop das cidades de: Rio Grande, Frederico Westphalen, Canoas, Cachoeira do Sul, Porto Alegre e Eldorado do Sul. De Cachoeira do Sul, foram os oficineiros de breack, Rodrigo Gonçalves e de graffiti, Matias Streb.



A mediação ficou por conta de Manoel Soares, Coordenador da CUFA RS e Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA RS.

O projeto tem como prioridade atender jovens de 12 a 18 anos usando a arte do Grafitti, Break (dança), RAP (rimas) e DJ (discotecagem) como ferramenta de inclusão social e prevenção a violência, utilizando uma linguagem jovem e uma pedagogia social que dialogam com a realidade das comunidades.

Os encontros acontecerão dos dias 30/08 à 15/09 nas cidades de:

Canoas
Novo Hamburgo
Eldorado do Sul
Santiago
Passo Fundo
Erexim
Canguçu
Rio Grande
Pelotas
São Borja
Torres
Alvorada
Santa Maria

Texto: CUFA RS
Fotos: William Rodrigues

terça-feira, 24 de agosto de 2010

LIIBRA RS movimenta a Orla do Guaíba em Porto Alegre.

Final de semana de sol, dia de passear pela Orla do Guaíba, fazer exercícios físicos e, assistir à LIIBRA RS.



Quem passou pela quadra de basquete na Orla do Guaíba no sábado e no domingo pode acompanhar, torcer e participar da Etapa Estadual da Liga Internacional de Basquete de Rua, promovido pela CUFA RS com patrocínio da Petrobrás e apoio da RBS TV.

Iniciada na sexta-feira com oficinas para alunos da Escola Estadual Guerreiro Lima, de Porto Alegre, os três dias de atividades reuniram mais de 150 atletas, 200 crianças e adolescentes e uma média de 8000 pessoas que por lá passaram e puderam prestigiar mais uma demostração de que o Basquete de Rua está cada vez mais forte e se profissionalizando no Estado.

Segundo o MC de quadra William Coiote "esse ano a seletiva foi maravilhosa, tivemos equipes de todo canto do estado, fortalecendo a cena do basquete gaucho e potencializando cada vez mais o nosso evento". Ao todo foram 40 jogos embalados pelo DJ Abu, com notável nível de qualidade e profissionalismo de todos os times.

MC William Coiote

DJ Abu

Para iniciar a seletiva, a equipe de arbitragem comandada pelo Moacir, parceiro da CUFA RS na LIIBRA e em todas as atividades relacionadas ao basquete de rua, realizou um congresso técnico com todos os times presentes para explicar o formato, regras e as tabelas de jogos.

Equipe de arbitragem
Congresso técnico
Dentre os mais de vinte times participantes, os vencedores masculinos foram, em 3º Carne de Pescoço, em 2º Leopardos e em 1º o Spartans. Já as vencedoras no feminino foram, em 2º Ticis e, em 1º Osório. Dia 11 de setembro os dois primeiros times masculinos e o primeiro feminino irão para o Rio de Janeiro disputar a Etapa Nacional da LIIBRA.





Continuando a programação da LIIBRA RS 2010, no domingo crianças e adolescentes do Morro Santa Tereza participaram de oficinas e jogos amistosos, já se preparando para a Librinha em 2011.



Durante todo o evento, nos três dias, foram distribuídas camisas para o público que prestigiou os jogos e as oficinas. A Coordenadora Institucional da CUFA, Ivanete Pereira fez a distribuição e aproveitou para convidar para conhecer e participar das ações e projetos da CUFA RS em Porto Alegre.


A CUFA RS parabeniza todas bases municipais presentes que acompanharam as equipes de seus municípios e contribuiram para o sucesso do evento e agradece o apoio da RBS TV e o patrocínio da Petrobrás, que está presente desde a primeira edição das seletivas, em 2006.

Todas as fotos e vídeos dos times, jogos e oficinas realizadas estarão sendo disponibilizados no orkut, facebook, twitter, blogs e sites da CUFA Estadual. Reveja os melhores momentos e fique com uma lembrança de sua participação no evento. A caminhanda continua até a grande final da LIIBRA 2010 Nacional.

CUFA RS
Fotos: Náthaly Weber

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Começa a LIIBRA RS Etapa Estadual 2010

O primeiro dia da LIIBRA RS 2010, ofereceu oficina de Basquete de Rua para crianças e adolescentes da Escola Estadual Afonso Guerreiro Lima, do Morro Santa Tereza, em Porto Alegre.

Durante toda a tarde, a turma pode conhecer a teoria e praticar dessa modalidade que vem ganhando destaque em todo o mundo através dos campeonatos promovidos pela CUFA.

Essa atividade, além de ter o objetivo de fomentar a prática do Basquete de rua, também estimula a formação de novos jogadores, já preparando a Librinha da CUFA RS para 2011.
Os oficineiros William Rodrigues e Cristiano Oliveira, colocaram meninas e meninos para se movimentar e, claro, fazer cestas.

A LIIBRA RS Etapa Estadual 2010 continua amanhã, sábado, com a seletiva Estadual. Serão mais de 150 atletas disputando o título de melhor do basquete de rua do RS, valendo uma vaga masculina e feminina para a etapa Nacional que acontece no Rio de Janeiro no mês de setembro.

No domingo, a turma volta à quadra que ainda terá a presença das crianças e adolescentes do projeto Atuação da CUFA RS, que tem o apoio do Criança Esperança e crianças das comunidades de Porto Alegre, também participando das oficinas.

A realização da LIIBRA RS 2010 é da CUFA RS com apoio da RBS TV e patrocínio da Petrobrás.

CUFA RS
Fotos: Náthaly Weber

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Comitê Municipal do PPV em Cachoeira do Sul toma posse

O Grupo Técnico Gestor do Programa de Prevenção à Violência em Cachoeira do Sul formalizou na última quarta-feira, dia 18, o Comitê Municipal do PPV na cidade.

Coordenadora do Programa na cidade apresentando o Comitê

Com a presença do Prefeito, da Coordenadora do Programa no município Carmem Siqueira e demais autoridades, as nove instituições que compõem o Comitê, receberam o certificado de participação.

A CUFA Cachoeira do Sul, representada pelo Coordenador Administrativo, Max Oliveira, é uma das entidades que fazem parte desse trabalho e esteve presente na reunião para receber o documento.
Max Oliveira, tomando posse no Comitê

As outras instituições participantes são o Círculo Operário Cachoeirense, Conselho Municipal de Entorpecentes – COMEN, Escoteiros do Ar, Escoteiros do Ar Nero Moura, Presídio Central, Conselho Tutelar, União Cachoeirense de Bairros – UCAB e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

CUFA Cachoeira do Sul
Fotos: Rodrigo Gonçalves

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Aprovada a criação do Conselho Municipal de Cultura.

Na noite da última segunda-feira, 16, foi votado o projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeira do Sul.

A proposta, que foi trabalhada a mais de um ano a partir do Encontro Municipal de Cultura, foi uma iniciativa do Vereador Luciano Figueiró e foi discutido e debatido trazendo as necessidades e os anseios da população e dos mais diversos segmentos da cultura local.

A comissão que elaborou o texto da Lei, coordenada pela Vereadora Mariana Carlos, foi formada pela Professora Eliane Schuch (AMICUS), Mirian Ritzel (Diretora da Cultura), Luciano Ramos (ACCA), Onorino Ferreira dos Santos (CPERGS) e acompanhada pela Coordenadora da CUFA Cachoeira do Sul, Náthaly Weber.

Com a criação do Conselho, será possível fomentar e criar mais condições para a produção cultural de Cachoeira do Sul, beneficiando todas as culturas.

Após os pareceres dos vereadores sobre a proposta, o projeto de lei foi colocado em votação, sendo aprovado por todos os vereadores. Para celebrar esse importante acontecimento, o Presidente da casa, Oscar Sartório, concedeu um tempo para que todos pudessem cumprimentar os presentes.

A CUFA acredita que com essa iniciativa, as culturas serão mais valorizadas e vistas com mais profissionalismo, estimulando novas produções e a criação de um mercado cultural mais efetivo e acessível a todos.

Os dez Vereadores que aprovaram a proposta junto com representantes do Núcleo Municipal de Cultura, AMICUS e CUFA Cachoeira do Sul.

CUFA Cachoeira do Sul

Foto: Náthaly Weber

sábado, 14 de agosto de 2010

Sábado animado Dora Abreu e CUFA


A manhã do sábado, dia 14, reuniu todos os alunos da Escola Dora Abreu para uma homenagem aos pais e aos estudantes. Divididos entre futsal, futvôlei, sessão de filme e outras atividades, as crianças e seus pais aproveitaram para brincar, ouvir música e saborear a merenda especial.

A CUFA Cachoeira do Sul esteve presente dando apoio e realizando atividades com as crianças. Sessão de cinema Kids, com desenhos e pipoca, pintura de rosto feito pelas próprias alunas da escola, pintura e brinquedos distraíram os pequenos que soltaram a imaginação e a criatividade.


Pinturas de rosto, pintura em papel e brincadeiras.






Sessão de cinema

Para ajudar a passar o frio da manhã, futsal misto na quadra e futvôlei feminino no pátio.

A merenda

No próximo sábado a CUFA Cachoeira do Sul vai continuar com a sessão de cinema para crianças, junto com as outras oficinas dentro do Projeto Espaço da Cultura na Escola.

CUFA Cachoeira do Sul
Fotos: Náthaly Weber

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Estão abertas as inscrições para a Liibra 2010

NO DIA 21 DE AGOSTO NA ORLA DO GUAÍBA (QUADRA DA PEPSI) APARTIR DAS 09hs DA MANHÃ.

O que é preciso para se inscrever?

Números de Atletas: 06 (apenas Seis)

Nome completo e número de identidade de cada participante

Email dos atletas participantes.

Nome do responsável pela equipe.

Nome da equipe.

Não será adimitido Inscrições feitas na hora.

mandem suas fichas de inscrições para os emails:

cufa4@portoweb.com.br

williamrodrigues23@gmail.com



OS VENCEDORES (MASCULINO E FEMININO) DISPUTAM A ETAPA NACIONAL NO RIO DE JANEIRO!


Entre em contato pelos fones
(051) 3224-3995.
(051) 9191 29 34.

LIIBRA RS

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dia do Estudante no Expresso CUFA

Foi dada a partida, nesta quarta-feira, ao Expresso CUFA, uma parceria entre a CUFA Cachoeira do Sul e o Programa Cachoeira Pra Frente, da Rádio Cachoeira.

No estúdio João Bosco, Náthaly Weber, Renata Lopes e Jaqueline Gonçalves

Iniciando com chave-de-ouro, o tema foi o Dia do Estudante. No estúdio, recebemos a Professora e Diretora da Escola Municipal Dora Abreu, Jaqueline Gonçalves e a estudante e presidente do Grêmio Estudantil da mesma escola, Renata Lopes.

Após ouvir depoimentos de alunos do turno da noite da Escola Dora Abreu, o debate no estúdio girou em torno da importância do estudo e os desafios atuais para continuar estudando. Segundo Jaqueline, o “perfil dos estudantes do turno da noite mudou bastante. São em sua maioria jovens que não se adaptaram nas turmas dos horários matutino ou vespertino por diversos motivos”. Com isso, o professor tem que ter uma sensibilidade maior para entender e conversar com os alunos e trabalhar com eles partindo de suas necessidades.

Estudantes do turno da noite da Escola Dora Abreu dando seu depoimento.
Atualmente, a Escola Dora Abreu é a que tem mais alunos com idade acima de 30 anos de Cachoeira do Sul
O próximo Expresso CUFA vem no dia 25 de agosto. Acompanhe pelo site www.radiocachoeira.com.br/. Pegue uma carona, por que o bonde não para!
CUFA Cachoeira do Sul
Fotos: Rafael Bavaresco e Náthaly Weber

Escola Dora Abreu e CUFA reunirão pais e estudantes

A Escola Municipal Dora Abreu, está preparando uma homenagem aos pais e estudantes no próximo sábado, dia 14 de agosto. Jogo de futebol, atividades variadas no pátio, música, dança e sessão de cinema estão na programação desse dia especial promovido pela Escola com o apoio da CUFA Cachoeira do Sul.

Durante toda a manhã, enquanto pais e alunos se divertem jogando futebol e realizando outras atividades, a criançada terá um espaço especial preparado pela CUFA com sessão de cinema e muitas brincadeiras. O encerramento do evento será com uma merenda especial.

Neste dia, não teremos as oficinas do projeto Espaço da Cultura na Escola à tarde, reunindo todos nesse evento que fortalece a participação dos pais nos estudos dos filhos e promove um dia de alegria e integração dentro da comunidade.

SERVIÇO
DATA: 14 de agosto de 2010
ONDE: Escola Municipal Dora Abreu, Bairro Carvalho
HORA: a partir das 8hs

CUFA Cachoeira do Sul.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

“Expresso CUFA”, o espaço das periferias no rádio

A partir desse mês, a CUFA Cachoeira do Sul estará dentro do programa Cachoeira Pra Frente, seguindo a linha do programa de prestação de serviços, entrevistas, informação e debates. Junto com João Bosco, que comada o programa, a equipe da CUFA vai trazer temas que retratem a realidade das periferias de Cachoeira do Sul.

A Rádio Cachoeira que sempre se destacou pela credibilidade e confiança, agora vai estar, diretamente, mais próximo aos ouvintes através do “Expresso CUFA”. As inserções serão quinzenais com matérias e entrevistas abordando temas sociais como educação, emprego, cultura, lazer, saúde e outros, informando, orientando e contribuindo para uma formação de opinião, fundamentada na ética e na cidadania.

A proposta é ir nas comunidades em busca de assuntos que estejam sendo discutidos pelos moradores, priorizando as falas dos jovens para fomentar o interesse e a mobilização social onde eles sejam os protagonistas.

Também contaremos com a participação de profissionais de todas as áreas, gestores públicos, artistas e outros convidados no estúdio para contribuir com os temas, tirar duvidas dos ouvintes ou trocar ideias.

As inserções no programa serão acompanhadas no estúdio pela Coordenadora da CUFA na cidade e Relações Públicas, Náthaly Weber, junto com o comunicador João Bosco e as matérias serão produzidas pelo jornalista Rafael Bavaresco. A primeira inserção será no dia 11 de agosto, às 9hs30min com o tema “Dia do estudante”.

Para trocar ideias e debater sobre o tema, a primeira convidada do Expresso Cufa será a professora e Diretora da Escola Municipal Dora Abreu, Jaqueline Gonçalves. Também teremos a presença da Presidente do Grêmio Estudantil da mesma escola, Renata Lopes, que vai dar sua opinião sobre o que é ser um estudante hoje e quais seus maiores desafios.

Acompanhe tudo o que acontece em sua cidade com um olhar mais humano.
Ouça Expresso CUFA: por que o bonde não pára!

Ouça a rádio Cachoeira também pela internet http://www.radiocachoeira.com.br/

CUFA Cachoeira do Sul.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Presidenciáveis 2010 - 2º Convidado

Nesta quarta-feira, dia 4 de agosto, o candidato a presidência do Brasil, Ivan Pinheiro do PCB foi o segundo convidado da Cufa – Central Única das Favelas - para debater sobre as propostas elaboradas para as favelas e periferias do Brasil. Após o encontro, que aconteceu dentro do Centro Cultural da Cufa, Ivan caminhou pela comunidade, na companhia dos membros da Central Única das Favelas.



Chegada do candidato Ivan Pinheiro
Abertura com capoeira
Como em todo evento da Cufa, o encontro dos presidenciáveis não poderia ser diferente... O Break também esteve presente no palco do auditório e fechou as apresentações com muita animação, ritmo e energia. A animação foi geral! Não teve como ficar indiferente aos movimentos dos jovens da oficina de Break da Cufa. O presidenciável Ivan Pinheiro não tirou os olhos da apresentação.
Apresentação de breack

Os Alunos da oficina de graffite da Cufa presentearam o candidato com uma caricatura feita através da técnica do graffite, que é uma das marcas registradas da Cufa. O presidenciável agradeceu e brincou com os jovens, reparando que eles haviam sido generosos com a imagem retratada, a descontração foi total e todos presentes bateram palmas e sorriram da situação.

Graffiti do candidato
Apresentação de teatro - Companhia Tumulto

Finalmente chegou à hora da Cufa ouvir o que o candidato Ivan Pinheiro tem a dizer e debater com ele questões ligadas a educação, violência, juventude, favelas e periferias do Brasil. Veja algumas afirmações que o candidato fez durante o debate.

“Para conhecer os traficantes no Brasil, basta abrir as colunas sociais”
“O Tráfico no Brasil só não é mais rendoso que o sistema financeiro”
“O Capitalismo é corrupto por sua própria natureza”
"A Saúde virou mercadoria. E é o maior escândalo do Brasil"
“Tem que combater as drogas para a juventude ser mais sadia”

Para finalizar o grande encontro entre Ivan Pinheiro e Cufa, o presidenciável foi convidado pelos membros da Central Única das Favelas, para conhecer a Cidade de Deus, durante uma caminhada pela comunidade. Além de passear pela favela, ele conheceu a quadra de basquete da CDD e assistiu uma pequena apresentação dos alunos da oficina de basquete de Rua da Cufa. Mais um encontro entre a favela e um dos presidenciáveis, democratizando informações.

CUFA BRASIL

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Projeto Atuação no Jornal da Globo

Projeto apoiado pelo Criança Esperança, é exibido no Jornal da Globo.


Veja o vídeo da visita do jornalista Alberto Gaspar da Rede Globo, ao Projeto Atuação, apoiado pelo Criança Esperança no Morro Santa Tereza em Porto Alegre.

O projeto realizado pela CUFA RS promove semanalmente aulas de audiovisual e teatro para 80 jovens entre 12 e 18 anos. Para complementar o curso que tem duração de 12 meses, aulas de musicalização e inglês foram adicionadas ao currículo do curso.

Confira a matéria da visita no Blog do Projeto Atuação.




Vídeo do Projeto Atuação, apoiado pelo Criança Esperança da Rede Globo exibido no Jornal da Globo dia 02/08.

CUFA RS

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Presidenciáveis 2010 - CUFA Cidade de Deus

Nesta segunda (02/08) a base da Cufa na Cidade de Deus (CDD) recebe o candidato a presidente do Partido Social Democrata Cristão, José Maria Eymael que vai falar sobre sua plataforma de governo para as favelas, comunidades e juventude para os membros e funcionários da Central Única das Favelas – CUFA.

O candidato e seus assessores já chegaram na CDD e antes do debate estão conhecendo a base da CUFA.

Eymael fala na CUFA Cidade de Deus

O candidato a presidente Eymael comenta a esquete da Cia Tumulto em que tratou do aluno bolsista. O candidato lembra que também foi bolsista quando estudante do colégio e faculdade, fazendo duas faculdades: de direito e filosofia.

Eymael também falou de suas principais prioridades: educação inclusiva, saúde, igualdade de oportunidade, segurança e desenvolvimento.

Confira algumas opiniões do candidato a predidente da república Eymael:

- É a favor de um Estado servidor em que o primeiro servidor é o Presidente da República.
- É a favor do aborto somente em caso de estupro ou risco para a gestante
- É a favor das cotas sociais e não somente das cotas raciais.
- Não admite o casamento gay, mas respeita a orientação sexual de cada um.


MV Bill agradeceu em nome de toda a CUFA a presença do candidato Eymael que ao fim do debate foi presenteado pelos alunos de graffiti com sua caricatura.
A CUFA Rio de Janeiro já confirmou a presença de mais cinco candidatos a presidência em 2010. Acompanhe: http://cufapresidenciaveis.blogspot.com/

CUFA BRASIL