terça-feira, 27 de julho de 2010

DA PERIFERIA PARA O MUNDO


O CineCufa é um Festival Internacional de Cinema, organizado pela Central Única das Favelas (CUFA), que exibe somente produções criadas por moradores de favelas, promovendo inserção e visibilidade de novos produtores no mercado de exibição.


QUANDO ACONTECERÁ?

A quarta edição do CineCufa acontecerá de 24 de agosto a 05 de setembro, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).


DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO 2010:

O ator, cineasta e roteirista Zózimo Bulbul é o grande homenageado desta quarta edição do CineCufa. Zózimo transita nas áreas do cinema e televisão. Como ator iniciou a carreira no Centro Popular de Cultura, da UNE. Na TV, foi o primeiro protagonista negro de uma novela brasileira, fazendo par romântico com Leila Diniz em "Vidas em Conflito" e também atuou na novela “Xica da Silva”, entre outras. No cinema dirigiu “Abolição” - filme premiado no exterior – “Dia de Alforria”, “Pequena África” e participou como ator do “Cinco Vezes Favela”. Zózimo Bulbul é o fundador do Centro Afro de Cinema. A homenagem acontecerá na festa de abertura do Festival seguida de depoimentos de amigos e familiares e com a presença do próprio.


QUAIS FILMES SERÃO EXIBIDOS?

Na grade deste ano, temos a satisfação de apresentar a inédita novela “Em Busca da Vida”, roteirizada e protagonizada por garotos indígenas (Aymaras e Quechuas) de La Paz, Bolívia. A produção é assinada pela ONG Shine-a-Light, coordenado por Kurt Shaw, uma instituição internacional que atua em diferentes países da América Latina a diversos grupos que por muitas vezes são desfavorecidos pela indústria, como os indígenas, crianças de periferia, ex-guerrilheiros colombianos, entre tantos outros. A instituição também oferece a oportunidade de inserção de jovens no audiovisual, e ao apresentar uma novela no CineCufa provam que não há limites quando a vontade de realizar se faz presente.

Além da novela boliviana esse ano o CineCufa terá filmes vindos de diversos países como: Holanda, Estados Unidos, Portugal, México, França e Alemanha. Oficinas e companhias de audiovisual e ONGS de todo o Brasil.


DEBATES COM PROFISSIONAIS RENOMADOS DO CINEMA.

MARQUE PRESENÇA:

Dia 24 de agosto: “5X FAVELA, AGORA POR NÓS MESMOS” EM DEBATE

O longa-metragem “5x favela” é formado por cinco histórias independentes entre si, cômicas e trágicas, que refletem as múltiplas faces do cotidiano dos moradores das favelas e fogem dos estereótipos violentos que costumam se perpetuar na representação da vida nas comunidades. Os diretores se reúnem para um debate franco e direto, levantando questões relativas acerca da produção do filme.

Mesa: Cacau Amaral, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra, Luciano Vidigal, Manaíra Carneiro, Rodrigo Felha, Quito Ribeiro e Wavá Novais.
Mediador: Cacá Diegues



Dia 26 de agosto: CINEMA, TV e CELULAR

É filme por que está no cinema? E quando vende para a televisão, é programa? Filme no celular pode? Ou é vídeo? As novas formas de se produzir audiovisual, as plataformas de mídia e o modo pelo qual o espectador vem acompanhando esta transformação é itinerante. O debate pretende discutir a estética dessa conjunção e destacar se há um limite para cada termo.

Mesa: Arthur Omar e Luiz Antônio Pilar
Mediadora: Maria Arlete Gonçalves


Dia 31 de agosto: PROFISSÃO ROTEIRISTA


O objetivo dessa mesa é trazer à tona questões pelo ponto de vista in loco, pois a maioria dos roteiristas de cinema ainda trabalha no risco, e para receber “a posteriori”, o que os obriga a fazer o trabalho nas horas vagas de outras tarefas profissionais, e sem certeza se serão remunerados. Este debate pretende percorrer os desafios criativos e financeiros enfrentados por autores e roteiristas; e a trajetória rumo à profissionalização.

Mesa: Matheus Souza e Eduardo BR
Mediador: Jorge Duran


Dia 2 de setembro: LIMITES DO DOCUMENTÁRIO

Pode-se afirmar que a ética está presente em todas as fases de trabalho delineando o limite do filme. Este debate pretende discutir a questão e também abordar outro fator candente em documentário: será aceitável embelezar a miséria e a violência, ou seja, transformar o sofrimento alheio em veículo comercial, sem cair numa relação abusiva com o real.

Mesa: Rodrigo Pimentel e MV Bill
Mediador: Anderson Quak


ASSISTO AOS FILMES E VOTO NO MEU PREFERIDO

O festival é democrático, o público vota e escolhe o melhor filme. Ainda tem o prêmio “Estado do Rio de janeiro - Na tela da favela”, oferecido pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, com o objetivo de premiar os melhores filmes nas categorias:


- Melhor Filme - Júri Especializado

-Melhor Documentário - Júri Especializado

- Melhor Filme – Júri Popular


ASSISTO A FILMES EXCLUSIVOS E AINDA GANHO COM ISSO?

Os mais assíduos que forem ao CineCufa ganharão passaportes para curtir um cinema de graça em qualquer sessão da Rede UCI Cinemas até 31 de dezembro.

NÃO ESTAREI NO RIO DE JANEIRO, VOU PERDER?

Claro que não! Se você não estiver no Rio de Janeiro no período do CineCufa, não se preocupe, pois nesta quarta edição o canal de internet ELO COMPANY, líder em distribuição de conteúdo audiovisual pela internet, exibirá a versão on line do festival paralelamente a mostra no CCBB. O canal fará uma votação popular premiando o filme vencedor com uma câmera de vídeo.

Horário das sessões:

Terças e Quintas
Quartas e Sextas
Sábados e Domingos

1° sessão: 18h
1° sessão: 15:30h
Sessão única: 17h

Debate às 19h
2° sessão: 18h


CONTAGEM REGRESSIVA...

Todo o mundo se encontra no CineCufa!

http://www.cinecufa.com.br/

sexta-feira, 23 de julho de 2010

CUFA acompanha do Seminário “122 anos após falsa abolição; lutas,derrotas e conquistas de uma raça”.

Teve início na tarde desta sexta-feira, 23, o Seminário promovido pela Associação Cachoeirense de Cultura Afro brasileira – Acca em Cachoeira do Sul.

Público 99% de negros, os brancos ainda não se sentem parte dessa discussão em Cachoeira do Sul.

O Seminário que tem como tema “122 anos após falsa abolição; lutas,derrotas e conquistas de uma raça”, com o apoio da União dos Negros pela Igualdade – UNEGRO, Câmara de Vereadores, Fundação Cultural Palmares entre outras entidades, vai debater durante dois dias os principais temas em destaque atualmente como o Estatuto da Igualdade Racial, Juventude Negra e a Lei 10639/03.
A abertura do evento contou com a participação de Silvia Regina Souza Vieira - Coordenadora Estadual do MNU, José Antônio dos Santos da Silva- Coordenador Nacional da UNEGRO, Dinair Noronha Coordenadora Municipal de Políticas Públicas da Promoção da Igualdade Racial e Luciano Ramos – Presidente da Acca.
Silvia Regina - MNU


Luciano Ramos - Acca
José Antônio - UNEGRO
Dinair Noronha - CMPPPIR

Para iniciar os trabalhos, o senhor João Alcedir, integrante de movimento negro, realizou uma mística onde a oração da religião de matriz africana foi feita pela primeira vez na “Casa do Povo”. “Se essa casa falasse, poderia responder se algum dia foi feito o sinal da cruz da religião africana” comentou ele.
João Alcedir
Mística de abertura: sinal da cruz da religião africana

Já na primeira mesa do Seminário, O negro no mercado de trabalho, foi trazida a situação dos “cotistas” em Cachoeira do Sul que passaram em concurso público do município e que hoje estão sendo demitidos por decisão judicial. Após quase um ano passado o concurso, foram apontadas irregularidades e imediatamente foram derrubadas as vagas conquistadas através das cotas, sem o direito à defesa ou contestação. Nenhum Vereador ou Gestor Público, ou qualquer representante dos Governos esteve presente no Seminário para esclarecer o assunto.

Amanhã, segundo dia do Seminário, pela manhã e tarde terão mesas sobre o Estatuto da Igualdade Racial, Juventude e a mulher negra, saúde da população negra, lei 10639/03 e a intolerância religiosa. Entre os palestrantes convidados estão Gisele Vidal de Albuquerque- representante da Juventude estadual da UNEGRO, katia Regina Oliveira- Secretaria de Organização Estadual da UNEGRO, Jose Antonio dos Santos da Silva- Coordenador Nacional da UNEGRO, Elis Regina Gomes de Vargas - Secretaria de Organização de Porto Alegre- UNEGRO, Renato da Silva Borba- Secretario de Finanças Estadual e Silvia Regina Souza Vieira - Coodenadora Estadual do MNU.

CUFA Cachoeira do Sul
Fotos: Náthaly Weber

terça-feira, 20 de julho de 2010

Presidente Lula sanciona Estatuto da Igualdade Racial na terça, 20

Hoje, 20 de julho, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionará o projeto de lei do Estatuto da Igualdade Racial, aprovado pelo Senado Federal, em 16 de junho. A cerimônia estava prevista para acontecer no Palácio do Itamaraty, em Brasília, às 15h.

Leia a íntegra do Estatuto pelo link: http://www.portaldaigualdade.gov.br/estatuto-da-igualdade-racial-redacao-final.pdf


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Decreto define o Comitê Municipal do PPV em Cachoeira do Sul

O Grupo Técnico Gestor do Programa de Prevenção à Violência em Cachoeira do Sul, realizou reunião na tarde desta segunda-feira, 19 para tratar do Decreto de lei que define o Comitê Municipal do PPV no Município.


Reunião realizada na SMED
O Programa, que teve início em 2009 em Cachoeira do Sul, consiste no desenvolvimento de uma nova cultura de prevenção da violência através da formação de uma rede social que une gestores estaduais, municipais, instituições da sociedade civil organizada e a comunidade.

Durante a reunião, a Coordenadora do PPV na cidade, Carmem Siqueira, deu as orientações sobre os próximos passos onde serão elaborados o regimento interno e o planejamento de ações junto às comunidades.

O Comitê Municipal está composto por nove instituições da sociedade civil que, vinculado ao GTG, tem a finalidade de articular os esforços da sociedade e do Governo Municipal para desenvolver ações de prevenção da violência. Já estão em andamento as negociações para construção de uma Unidade Básica de Saúde no Bairro Fátima e uma quadra poliesportiva no Promorar, através do Programa.

Para Verônica Perez, Consultora do PPV, “é importante termos o maior número de representações no Comitê”, ter a participação de todos os setores da sociedade, fomentando o diálogo entre Governo e sociedade.

Verônica Perez, Consultora PPV
As instituições que compõem o Comitê são: Círculo Operário Cachoeirense, Conselho Municipal de Entorpecentes – COMEN, Central Única das Favelas – CUFA Cachoeira do Sul, Escoteiros do Ar, Escoteiros do Ar Nero Moura, Presídio Central, Conselho Tutelar, União Cachoeirense de Bairros – UCAB e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

Na próxima reunião, com data ainda a definir, serão avaliados pelo grupo de trabalho, dados levantados pelo GTG na elaboração do diagnóstico sobre a violência na cidade. Com isso, será possível traçar estratégias e ações que sejam realmente efetivas para as comunidades.
A CUFA vem participando a apoiando ações do PPV em todo Estado. Através do Projeto Transmografia, está levando a arte da fotografia para trabalhar a transformação social nos municípios onde o PPV atua, unindo forças na luta contra a violência. Participe você também!!
CUFA Cachoeira do Sul
Fotos: Náthaly Weber

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Congresso encerra as atividades discutindo propostas nas oficinas.

O último dia do I Congresso Internacional de crack e outras drogas começou com a Conferência de Ricardo Sánchez Huesca do México que abordou o tema dos serviços de Saúde Mental voltado para a prevenção. Para ele, a frequência na escola é um dos meios importantes para evitar o uso ou a dependência na droga.

Conferência Ricardo Huesca (México)

Huesca apresentou a premissa de que “as ações obedecem a uma motivação fundamental do ser humano: evitar a dor, deixar de sofrer e ser feliz...”. Com isso, ele complementa que não temos apenas que afastar as pessoas das drogas e oferecer tratamento mas, sim, oferecer possibilidades de serem felizes.

Painel Redução – Cláudio Brito Coordenador da mesa

Na abertura do painel sobre redução de oferta, o jornalista Cláudio Brito comentou sobre a participação da CUFA no Congresso e nas oficinas temáticas e a importância das experiências trazidas pelo Articulador Nacional, Preto Zezé (CUFA CE) e da Coordenadora Institucional da CUFA RS Ivanete Pereira.

À tarde, nas oficinas, os participantes puderam apresentar e discutir proposições de acordo com cada tema abordado e cada experiência apontada. Na oficina de Prevenção, Movimentos Culturais e Comunidades, com a participação da Coordenadora da CUFA Cachoeira do Sul, Náthaly Weber, as propostas giraram em torno de oferecer mais possibilidades de articulação e participação direta e efetiva das comunidades em projetos e ações voltados para prevenção ao uso de drogas e promoção à saúde.

Uma das propostas apresentadas pela CUFA RS foi a criação de Espaços Sócio educativos, onde o Estado em parceria com organizações da sociedade civil ofereçam, de forma gratuita, acesso à atividades culturais, esportivas e acompanhamento psico-social. Essa proposta surgiu da necessidade apontada por diversas cidades do Rio Grande do Sul, onde os jovens não tem opção de lazer e espaço para apresentar e desenvolver seus talentos, ficando assim, mais vulneráveis à influência das drogas e da violência.

Coordenadora da CUFA Cachoeira do Sul Náthaly Weber apresentando a proposta.

A CUFA, em todo o Brasil e em suas bases internacionais, vem colocando em prática estratégias para inibir o crescimento do uso e abuso de drogas e vem participando de todos os espaços de discussão e construção de novos saberes para contribuir com o melhor desenvolvimento humano e social.

Expositores “Por dentro da Lata” com a participação de Domingos, Gerente da AMP/RS, Cláudio Brito, Promotor e repórter do Grupo RBS e Dinorá Rodrigues CUFA RS

Expositores da CUFA – Ivanete Pereira, Náthaly Weber e Preto Zezé

Parabenizamos a todos os organizadores do I Congresso Crack e outras drogas. A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Ministério Público como um todo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e os apoiadores como a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e a RBSTV que estão investindo para que tenhamos um futuro próximo melhor do que o que as estatísticas vem apontando em relação às drogas e à violência.

CUFA RS
Fotos:Náthaly Weber e William Rodrigues

quinta-feira, 8 de julho de 2010

CUFA expõe seu trabalho na Conferência Internacional

Continuando a programação da I Conferência Internacional Crack e outras drogas: um debate social que se impõe, na tarde desta quinta-feira, dia 08, ocorreram as oficinas temáticas que levaram mais de mil pessoas à UFGRS.

Ao todo 16 diferentes temas foram trabalhados onde o público participante teve a oportunidade de conhecer e debater as experiências, práticas, conceitos e políticas que estão presentes na sociedade com relação à prevenção, tratamento e redução da oferta de drogas.

Duas dessas oficinas contaram com a participação de integrantes da CUFA como expositores do tema prevenção. 'Por dentro da Lata' trouxe a realidade das comunidades com o Articulador Nacional da CUFA Preto Zezé (CUFA CE) que abriu sua fala com o documentário “Selva de Pedra - A fortaleza Noiada”. Ele também apresentou de dados de criminalidade no ceará até outubro de 2008 e comentou sobre alguns dos aspectos que levam um jovem a consumir drogas.
Documentário sendo apresentado
Preto Zezé
Também expositora nesta oficina, a Coordenadora Institucional da CUFA RS Ivanete Pereira falou de sua trajetória na CUFA desde o inicio e de que forma trabalhar na CUFA minimiza os riscos e a possibilidade dos jovens acessarem as drogas e em especial o Crack. Ao falar que cada caso é um caso, relatou situações reais dos viciados da comunidade do Morro Santa Tereza em Porto Alegre e quanto a cultura pode ser uma ferramenta importante, inclusive para os cuidadores.
Vídeo de Manoel Soares direto da África do Sul


Junto aos representantes da CUFA, também expuseram suas experiências a doutoranda da USP Luciane Raupp e o Dr Carmini abordando assuntos sobre legislação em relação à medicamentos e tratamento de usuários de drogas.

Na oficina Prevenção, Movimentos Culturais e Comunidade, a Coordenadora da CUFA Cachoeira do Sul, Náthaly Weber, apresentou a experiência do projeto A Arte de Transformar na Cultura Hip Hop e a relação com a comunidade. De que forma as ações culturais previnem o acesso à drogadição e a contribuição da CUFA na construção de cidadania. Essa oficina contou com mais as exposições do Programa Yacamim, de Carazinho e da ONG Brasil Sem Grades.

Amanhã, dia 09, o Congresso encerra as oficinas com a apresentação e votação de proposições que irão compor um documento que vai sugerir ações e políticas públicas com a participação de toda a sociedade na prevenção, no tratamento e na redução da oferta de drogas.

CUFA RS
Fotos: William Rodrigues

segunda-feira, 5 de julho de 2010

1º Congresso Internacional sobre Crack

A AMPRS e a UFRGS, com o apoio da RBSTV promovem o Congresso Internacional Crack e Outras Drogas.

Com o objetivo de encontrar caminhos para enfrentar o crescimento do tráfico e do consumo de drogas no Brasil, acontece de 7 a 9 de julho, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o I Congresso Internacional Crack e Outras Drogas.
O evento promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul e UFRGS, com apoio da RBSTV e CUFA RS entre outras entidades, reunirá especialistas de vários países para discutir a prevenção, tratamento e a redução da oferta de drogas, especialmente do crack.

A programação geral contará com conferências, painéis, apresentação de cases e oficinas temáticas. Dentro dos tópicos trabalhados, serão abordados temas como prevenção e escola, reinserção social e justiça e legislação na busca por fortalecer a rede, formada por todos os segmentos da sociedade, para que possa atender às demandas atuais, propor novas práticas e discutir aspectos das estratégias utilizadas nos três eixos.

A CUFA RS estará presente, contribuindo com suas experiências, em dois temas das Oficinas de prevenção: Oficina Prevenção, Movimentos culturais e Comunidade e Oficina Por Dentro da Lata.

Para estabelecer uma relação de vivência com o problema do crack, Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA RS e o Articulador Nacional da CUFA Preto Zezé (CE), vão expor suas práticas dentro das comunidades, principalmente com mulheres e jovens.
Apresentando e discutindo as experiências de projetos de prevenção e trabalhos culturais, a Coordenadora da CUFA Cachoeira do Sul/RS Náthaly Weber, também estará presente falando das práticas que envolvem a cultura Hip Hop.

A abertura do evento está programada para às 8hs do dia 07 de julho, quarta-feira e encerramento na tarde do dia 09 de julho, sexta-feira. As atividades estão divididas em Conferências e painéis pela manhã e oficinas temáticas à tarde.

Para mais informações acesse: http://www.conicrack.com.br/

CUFA RS