quarta-feira, 30 de junho de 2010

Livro da CUFA no curriculo escolar

O Livro Os Zumbis da Pedra, integra currículo escolar na cidade de Montenegro


O Escudeiro da Luz em Os Zumbis da Pedra

A Associação do Ministério Público do RS, através da Promotoria de Montenegro/RS, doou 50 exemplares do livro do jornalista e coordenador da CUFA RS, Manoel Soares.

O livro "Os Zumbis da Pedra", obra realizada com desenhos de Paulo Daniel Santos e Dango Costa conta a história do menino Nilinho que tenta salvar seu irmão Nando do mundo do crack. E para vencer essa luta ele conta com a ajuda do Escudeiro da Luz, super herói que ilustra a obra.

A obra será trabalhada no currículo da Escola Estadual de Cinco de Maio, nas turmas de 5 séries a 8 séries.

Estiveram presentes na cerimonia de entrega a promotora Graziela, representando o Ministério Público, Ciglia, coordenadora da Secretaria de Educação, Nica Kraemmer, diretora da Secretaria Municipal de Assistencia Social e Cidadania e representantes da CUFA - Montenegro/RS.


Muitas crianças vão participar das atividades que serão realizadas com o livro na escola



Juliana Neis - Vice Diretora e Graziela - Promotora entregando o livro do em mãos para um alunos.
CUFA RS

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Conheça o New School Elements


Cristian, Rodrigo, Dionatam, Marcelo e Gabriel

O grupo de B.Boys, que antes era o Stúdio de Rua, apresentaram sua nova formação e novo nome.

O New School Elements fez sua primeira apresentação no evento realizado na Escola Municipal Rio Jacuí, dentro da Semana de Erradicação do Trabalho Infantil, promovida pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Cachoeira do Sul.
Apresentação New Shool Elements

O evento reuniu diversos projetos sociais da cidade, entre eles o Escola Aberta para a Cidadania onde três, dos cinco B.Boys do grupo, desenvolvem oficinas de breack, através do projeto da CUFA Cachoeira do Sul, A Arte de Transformar na Cultura Hip Hop.

A coreografia retratou os efeitos do crack e a luta dos jovens para sair desse problema e chamou a atenção para a necessidade de se oferecer mais oportunidades aos jovens.

Coreografia sobre os efeitos da droga

Release do New School Elements

Iniciado em 2002, o grupo Stúdio de Rua foi um dos principais representantes da Cultura Hip Hop em Cachoeira do Sul. Em 2004, Rodrigo Gonçalves entra no grupo e em 2008 assume a coordenação. Hoje, este grupo, como o próprio nome o repesenta em português Elementos da Nova Escola, além de uma nova geração de dancers, busca levar conhecimento aos novos protagonistas inseridos nas oficinas ministradas pelos integrantes do grupo.
Através da metodologia criada pela FBHH, Frente Brasileira de Hip Hop, um dos seguimentos da CUFA, o New School Elements, busca propor e promover inclusão, sociabilização e desenvolvimento social, por meio de ampla formação sócio-educativa e qualificação profissional. Dentro da nova reconceituação, a fundamentação básica para seguir o trabalho dentro do movimento Hip Hop, inclue-se a participação em workshops e seminários buscando um estudo aprofundado do que realmente representa a dança de rua na valorização da cultura como politica pública.

Este grupo além de estar buscando uma nova releitura para o movimento HIP HOP, também está fazendo uma transformação social e quebrando paradigmas e pré-conceitos sobre a cultura de rua e suas contribuições para os jovens que a desenvolve.
Para contatos com o grupo: (51) 8526-3505 Rodrigo Gonçalves
CUFA Cachoeira do Sul

terça-feira, 8 de junho de 2010

CUFA participa de intervenção pela preservação do meio ambiente

Alunas dos cursos de Serviço Social e Direito da ULBRA Cachoeira do Sul, dentro da disciplina Direito Ambiental que agrega os dois cursos, realizaram uma intervenção hoje no centro da cidade para chamar a atenção da população para a preservação do meio ambiente.

Uma das alunas, vestida de “saco de lixo”, abordava os pedestres enquanto o restante do grupo entregava panfletos com dicas de preservação e portava cartazes com imagens e frases informativas.

A CUFA Cachoeira do Sul, apoiou e participou da intervenção bem humorada, seguindo a linha do grupo recém criado na entidade denominado CUFA VERDE, que trata dessas questões no sentido de propor ações e políticas públicas que possam diminuir as consequências negativas da degradação ambiental.

O grupo era formado pelas acadêmicas Caren Oliveira, Ana Lúcia Magalhães – Serviço Social – e Camila Avena – Direito – e ainda membros da CUFA Cachoeira do Sul, Náthaly Weber, Max Oliveira e Rodrigo Gonçalves, que fotografou e filmou a ação.

O material produzido – vídeo, fotos e relatório – será apresentado à turma da disciplina Direito Ambiental na ULBRA e também será disponibilizado no nosso blog.

Lembre-se “Quer continuar a respirar? Comece a preservar”

CUFA Cachoeira do Sul

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Primeiro aniversário da CUFA Cachoeira do Sul

Com uma tarde ensolarada no domingo, dia 06, a CUFA Cachoeira do Sul comemorou seu primeiro aniversário junto com as crianças e jovens dos projetos e as comunidades dos Bairros Carvalho e Cristo Rei.
Participaram também da festa, os parceiros Escola Dora Abreu, Grupo de Capoeira Filhos da Vivência, Esporte Clube Mauá e alunos do Escola Aberta para a Cidadania, onde a CUFA desenvolve projeto de Hip Hop.
A programação foi variada tendo a abertura com a Banda Militar do 3º Batalhão de Engenharia e Combate. Em seguida a encenação de teatro com o grupo de meninas do projeto “Assunto de Meninas” da Escola Dora Abreu, retratou a violência contra a mulher dentro de casa, um assunto que deve ser discutido com seriedade em busca de soluções.
Banda do 3º Batalhão de Engenharia e Combate
Personagem da encenação "Flores" sobre a violência contra a mulher
Outra atração da Escola Dora Abreu, foi o grupo de dança afro Axé, que trouxe um pouco de todo o trabalho da Escola em relação à cultura negra. Nessa apresentação, o grupo teve a participação da mais bela negra do Rio Grande do Sul Sirlei Lopes.


Grupo de dança
Continuando a programação, o professor Rossi, do Grupo Filhos da Vivência, colocou a criançada para jogar capoeira e mostrar como é o seu trabalho de incluir e construir a cidadania através desse esporte.



Grupo de Capoeira Filhos da Vivência - Professor Rossi
Como em festa de aniversário tem bolo e parabéns, chamamos a equipe da CUFA e todos os alunos dos projetos para assoprar a velinha, pois são eles que fazem nossos projetos darem certo e é para eles que trabalhamos todos os dias.




Com todos servidos de bolo e suco, o grupo de Hip Hop Stúdio de Rua entrou para sua última apresentação. Mas, calma, o grupo não vai acabar. A partir do dia 10, sua próxima apresentação, o primeiro parceiro da CUFA Cachoeira do Sul na cidade vai mudar de formação e de nome. Dentro desse um ano o grupo vem conquistando cada vez mais espaço e se profissionalizando com professores e grupos de renome no Rio Grande do Sul e de outros Estados.

Última apresentação do Stúdio de Rua, em breve nova formação e novo nome.

Junto com o grupo, os MC's Éder e Bruno, os Afro Raper's MC's, também participaram da fundação da CUFA em 2009 e vem ganhando destaque em apresentações pela cidade. Eles fecharam o evento, acompanhados dos B.Boys e B.Girls dançando o estilo charme.


Afro Raper's MC's
Durante toda a tarde, foram feitos sorteios de camisas e livros “Escudeiro da Luz”, do comunicador Manoel Soares, para o público infanto juvenil e que trata da problemática do crack. Dentro desse tema, também foram distribuídas pulseiras da segunda fase da campanha Crack Nem Pensar, da RBSTV, onde a CUFA é uma das entidades parceiras aqui no Estado e em Santa Catarina.

Sorteio do Livro Escudeiro da Luz, de Manoel Soares.

Para completar a festa, brincadeiras, brindes, a presença de voluntárias do IMAMA e o brechó da CUFA com roupas e assessórios a preços acessíveis, levaram descontração, informação e serviços para toda a comunidade.

Agradecemos aos apoiadores que contribuíram para a realização desse evento, a CORISCAL que fez toda a limpeza do pátio e do futuro Núcleo de Projetos da Escola Dora Abreu e um agradecimento especial à Diretora Jaqueline a todos os professores e funcionários desta Escola que acreditam nos talentos e nas potencialidades dos seus alunos e buscam todas as possibilidades e oportunidades de oferecer mais educação, saúde e cidadania para todos.

Parabéns à equipe da CUFA Cachoeira do Sul!!!