segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CUFA no 3ª Encontro de Planejamento Familiar

Aconteceu na última sexta-feira o 3º Encontro de Planejamento Familiar para apresentação de um balanço social das ações realizadas desde a criação do Comitê de Planejamento Familiar em 2005, principalmente de projetos sociais coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).

O Encontro teve o objetivo de mostrar tudo o que está sendo feito na cidade e região por iniciativas de entidades sociais e pelos órgãos que compõem o Comitê. No evento, foram apresentados cases de atividades que contribuem para tirar as crianças das ruas através de um vídeo produzido especialmente para o Encontro.





Durante as gravações do vídeo

Na oportunidade foram abordadas as questões sobre gravidez na adolescência, onde o promotor de Justiça Wanderlei Willig, apresentou os dados que comprovam a diminuição dos casos na cidade e frisou a importância das ações preventivas que evitam outros problemas gerados pela falta de planejamento familiar, como a gravidez precoce, o abuso sexual e o aborto, “Se nós nos omitirmos cruzando os braços, vamos pagar pelas ações curativas. Temos que ajudar no lado preventivo”, completa Willig.


Promotor Wanderlei Willig (publicada JP 12/12/2009)

Durante o evento, foram apresentados os 13 projetos sociais apoiados pelo Fumdica, que este ano disponibilizou cerca de R$ 48 mil para beneficiar em torno de 1,3 mil crianças em cachoeira do Sul.

O projeto A Arte de Transformar na Cultura Hip Hop da CUFA Cachoeira do Sul, foi um dos projetos contemplados pelo Fumdica, para a capacitação de oficineiros, realizada em julho deste ano. O projeto acontece na Escola Estadual Borges de Medeiros, sábados e domingos e atende atualmente cerca de 50 crianças e adolescentes, nas atividades de Breack, graffiti, MC e basquete de rua.







O Comitê ainda está realizando uma campanha para arrecadar doações de empresas através do desconto no imposto de renda.



Texto: CUFA Cachoeira do Sul
Fotos: Náthaly Weber, Rafael Bavaresco

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CUFA integra o 3º Encontro de Planejamento Familiar

No próximo dia 11 de dezembro vai acontecer o 3º Encontro de Planejamento Familiar de Cachoeira do Sul, com o tema Avanços, Perspectivas e Conscientização Social. O objetivo do evento é conscientizar a população sobre o trabalho que está sendo feito e propor novas perspectivas que possam oportunizar, a todos, condições de desenvolvimento íntegro.

Neste evento, serão apresentados os projetos que vem contribuindo para a melhoria do desenvolvimento social, principalmente de crianças e adolescentes apoiados pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA.

A CUFA estará presente, apresentando o projeto A Arte de Transformar na Cultura Hip Hop que atualmente funciona na Escola Estadual Borges de Medeiros aos sábados e domingos. No último final de semana, uma equipe visitou o projeto para produzir um vídeo sobre as atividades de todos os projetos que será exibido no dia do Encontro.
Texto: CUFA Cachoeira do Sul

Semana da Consciência Negra em Cachoeira do Sul

Entre os dias 14 e 30 de novembro, Cachoeira do Sul pode participar e acompanhar as atividades em lembrança ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Realizada pela Associação Cachoeirense de Cultura Afro, em parceria com MNU, UNEGRO, CUFA e Escolas Públicas Municipais, a Semana contou com Seminários, palestras, workshop, oficinas e muitas festas. O Seminário do dia 14 abordou temas como a mulher negra, o negro no mercado de trabalho e a educação básica para todos.

As oficinas e workshop foram desenvolvidos na Casa de Cultura e nas escolas municipais Dora Abreu, Davi Barcelos e na Escola ULBRA São Pedro. Nos dias 19 e 20 a festa ficou por conta das escolas com concurso de culinária africana, penteados afro e escolha das mais belas negras das escolas municipais e show de talentos negros da cidade.

Oficina de tambor de crioula

O ponto alto da Semana foi a Kizomba, festa da negritude, realizada dia 22 de novembro no Clube Caiçara, com a apresentação de grupos de samba e pagode, grupo afro, o reggae revelação do cantor Marcos e apresentação do grupo de Hip Hop Stúdio D’rua da CUFA.


Representantes do UNEGRO, MNU e ACCA


Apresentação Filhos da Noite

Já no dia 27, como todos os anos, a Câmara de Vereadores realizou sessão solene em homenagem a personagens negros da cidade que são símbolo de luta para a comunidade negra local. Este ano, o homenageado foi o ex-vereador José Nicolau Barbosa que foi o vereador com maior número de mandatos em Cachoeira, num total de seis, sendo também o responsável pela construção do hospital da Liga.




Sessão na Câmara dos Vereadores

Até o dia 30, no Hamburgo Hotel, pode ser vista a exposição de telas com temas feitas pelos artistas da Noss’Arte em homenagem aos negros. A proposta, a partir da parceria das entidades que trabalham com este tema, é continuar com a realização de atividades como Seminários, debates e eventos durante todo o ano e não apenas em novembro.
Sirlei, a mais Bela Negra do Rio Grande do Sul na exposição de telas.
Texto: Náthaly Weber
Fotos: Escola Dora Abreu, Jornal do Povo, Camara dos Vereadores